NUTRIÇÃO

Estudantes aprovam alimentação escolar oferecida pela Seme

CCOM / quinta-feira, 25 fevereiro , 2016

Gilciene Monteiro

A hora do recreio é um momento esperado pelos alunos. Além de brincadeiras e muita diversão, é também o momento da merenda escolar. Para muitos, é nessa hora que fazem a principal refeição do dia. Por isso que a Secretaria Municipal de Educação (Seme) inseri, diariamente, vários produtos que são distribuídos nas escolas municipais de Picos. Entre os artigos estão alface, cheiro verde, pimentão, pepino, abóbora, macaxeira, acerola, melão, melancia e banana.

Alimentação escolar

Os produtos vêm da agricultura familiar. A Seme Picos conta com cinco nutricionistas que elaboram os cardápios, verificam quantidades e orientam as compras e preparações dos gêneros alimentícios. Os profissionais também são responsáveis pela especificação de padrões de qualidade dos alimentos e das condições sanitárias das instalações, equipamentos e utensílios.

A nutricionista Helionildes Bezerra destaca que a presença desse tipo de alimento na escola melhora a qualidade da alimentação oferecida aos alunos. “É muito gratificante saber que a Secretaria de Educação se preocupa em oferecer uma alimentação saudável aos alunos. Incentivar o consumo de frutas e verduras favorece o crescimento e o desenvolvimento escolar. Sem falar que previne doenças. E a saúde, claro, agradece”, enfatiza a nutricionista.

Para Rosilene Monteiro, secretária de Educação, um dos critérios da Seme é ofertar aos alunos uma alimentação de qualidade. “Sabemos da importância de oferecer uma alimentação saudável aos nossos alunos, por isso, nos preocupamos em inserir no cardápio da merenda escolar uma alimentação rica e nutritiva”, destaca.

O pequeno Leandro Gabriel, de seis anos, estuda na Escola Municipal Duque de Caxias, ele diz que gosta do lanche oferecido na escola. “A comida é muito gostosa, eu gosto de macarrão com sardinha, de arroz com carne, mas no dia que tem frutas eu gosto mais ainda principalmente quando tem banana”, conta.

Leandro Gabriel

Mais de oito mil alunos são beneficiados com uma alimentação saudável, em Picos. Além de oferecer frutas, verduras e legumes de qualidade, a implementação de produtos da agricultura familiar na alimentação dos alunos estimula a produção econômica do município.