Setembro Amarelo

Caminhada de prevenção ao suicídio acontece amanhã, 21 de setembro

CCOM / quinta-feira, 20 setembro , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação de Saúde  Mental realizará na manhã desta sexta-feira, 21, uma caminhada para a valorização da vida juntamente com alguns parceiros e dispositivos do município. A concentração será em frente ao Fórum, às 07:30 da manhã, e segue até a praça Félix Pacheco. A população em geral pode participar do evento.
A caminhada tem como objetivo conscientizar as pessoas acerca da prevenção do suicídio e desmitificar os preconceitos que tem referente ao tema suicídio. O propósito também é mobilizar e despertar para que as pessoas vejam, observem e acolham as pessoas com ideação suicida.

Setembro Amarelo

“A importância é que a gente precisa estar prevenindo esses casos, uma vez consumado não tem o que se fazer. A gente precisa prevenir para que esses casos não aconteçam, para que as taxas de suicídio não aumentem, pois Picos está em terceiro lugar no estado do Piauí. Então a gente precisa observar e agir”, disse a Coordenadora de Saúde Mental Santyla Brandão.
Estão sendo realizadas atividades durante todo o mês de setembro. Nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), por exemplo, os profissionais do NASF estão realizando palestras com usuários e familiares, rodas de conversa e os profissionais do CAPS também estão dando suporte nas UBS como serviço especializado, explicando como os casos são acolhidos e como é a assistência.
Foram convidados todos os profissionais da rede de saúde, escolas do município, escolas privadas, representantes da igreja e profissionais de outros setores que também abordam e recebem essa demanda, como: CREAS, CRAS e Conselho Tutelar.