Centro de Testagem e Aconselhamento

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realiza mais de 900 atendimentos por mês

CCOM / terça-feira, 21 agosto , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) trabalha realizando ações de prevenções das infecções sexualmente transmissíveis, orientação ao sexo seguro com o uso da camisinha e distribuição de preservativos masculino, feminino e lubrificante.

A equipe é formada por médicos, enfermeiro e técnicos em enfermagem, assistente social, biomédica e psicóloga. Cerca de trinta a quarenta pessoas são atendidas diariamente para a realização de testes como HIV, Sífilis, Hepatite B e C, com um número maior de atendimento para a entrega de exames, chegando a cerca de novecentas pessoas atendidas por mês.

A gestante Uvilsa da Silva Carvalho que faz o acompanhamento pré-natal destaca “É um local com ótimo atendimento, além de proporcionar orientações e exames indispensáveis durante a gravidez para a minha saúde e a do bebê”.

O CTA disponibiliza três salas de acompanhamento, a sala de pré-aconselhamento, a sala do pré-teste que ocorre antes da realização de exames e o pós-teste realizado após a entrega dos exames onde é feita a orientação e encaminhamentos de acordo com o resultado e diagnostico de cada paciente e os medicamentos a serem utilizados no tratamento.

Segundo Isabel Maria Luz e Fontes, enfermeira e coordenadora do CTA as estatísticas de janeiro deste ano a primeira quinzena de agosto já foram onze casos diagnosticados e notificados de HIV, cinquenta notificações de sífilis, e um caso de Hepatite C.

“Os casos de HIV foram diagnosticados em cinco homens, cinco mulheres e uma gestante, os de sífilis em vinte e cinco homens, quinze mulheres e dez gestantes, e apenas um caso de Hepatite C, até agora nenhuma notificação de Hepatite B, pois as vacinas diminuem os riscos”, disse Isabel.

As palestras acontecem na recepção antes do aconselhamento quando os usuários chegam para a realização de exames e o auditório é voltado para as pessoas do grupo de adesão, ou seja, pessoas que fazem tratamento e realizam os exames CD4 e a carga viral a cada quinze dias, onde trazem profissionais do CTA e de outros locais como nutricionistas para ministrarem.

Para a realização dos testes o único passo é que o interessado vá até CTA, localizado na Rua Coronel Francisco Santos, centro de Picos levando o cartão do SUS, aberto das 07hs às 13hs de segunda a sexta a identidade e um comprovante de residência, não precisa de solicitação médica ou está em jejum e o atendimento é definido por ordem de chegada.

Estagiária: Vitória Ellen