Conferência

CMDCA realiza nesta quarta-feira (07), a XII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Picos

A conferência vai acontecer nas dependências do PREMEM, localizado no bairro Canto da Várzea.

Presidente do CDMCA, Carmelita Araújo (Foto: Roberto Oliveira)

/ CCOM / segunda-feira, 5 dezembro , 2022

Por: Roberto Oliveira

A Prefeitura de Picos, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realiza nesta quarta-feira, 7 de dezembro, a XII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento tem como tema central: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19; violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Segundo a Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Picos, Carmelita Araújo, neste ano, a Conferência vai abordar sobre os danos causados a esse público durante a pandemia, no sentido de construir políticas públicas em seu auxílio. “Essa conferência está acontecendo em todos os municípios brasileiros. A gente vai tratar o que a criança e adolescente sofreram na pandemia, pois sabemos que muitas delas perderam pais e avós, e esses são os problemas mais sérios que nós encontramos, e iremos debater também sobre as políticas públicas em benefício desse público”, explica a gestora.

Presidente do CMDCA, Carmelita Araújo (Foto: Roberto Oliveira)

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão paritário, que conta com a participação da Sociedade Civil e do Poder Executivo, sendo um instrumento de mobilização e articulação dos problemas vivenciados por crianças e adolescentes. Com isso, ainda de acordo com Carmelita Araújo, a Conferência é muito importante e necessita do comparecimento de toda a sociedade. “Contamos com toda a sociedade para que essa conferência realmente resolva problemas relacionados a essas crianças, e que a gente possa encaminhar para o prefeito, para que ele tome conhecimento desses problemas para que eles sejam solucionados”, pontua.

Durante a Conferência vai haver espaços de discussão entre os diversos segmentos da sociedade sendo eles: Ministério Público; Juiz da Vara da Infância e todos os órgãos que trabalham com crianças e adolescentes; órgãos governamentais ( Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura e gabinete do prefeito), não governamentais (Loja Maçônica S.F.U Picoense, Associação dos Pais e Amigos Excepcionais – APAE; Associação de Desenvolvimento Comunitário Construindo Alianças; Grupo de Escoteiros Vale da Águia; ONG Gente Feliz, e estudantes.

Veja o convite!

Acompanhe a entrevista na íntegra!