Conselho Tutelar

Conselho Tutelar de Picos comemora 30 anos de fundação

O evento em comemoração aos 30 anos de fundação do Conselho Tutelar de Picos, foi realizado na Câmara dos Vereadores.

30 anos de fundação do Conselho Tutelar de Picos (Foto: Maria Ivonete)

/ CCOM / terça-feira, 13 dezembro , 2022

Na manhã desta terça-feira (13), o Prefeito Gil Paraibano esteve representado pela primeira-dama de Picos, Diana Belo, na Câmara dos Vereadores, que realizou evento em comemoração aos 30 anos de fundação do Conselho Tutelar de Picos, órgão que é responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes do município.

Na ocasião, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmelita Araújo, falou acerca da importância da data e do papel dos Conselheiros do município. “É uma homenagem justa, 30 anos do Conselho Tutelar de Picos, o primeiro no Estado do Piauí. E eu parabenizo a todos os Conselheiros que trabalham com afinco e dedicação diuturnamente, pois eles não têm essa história de feriado, estão sempre atentos, quando as crianças são violentadas ou abusadas, estão prontos para zelar e garantir seus direitos, porque crianças e adolescentes é para estudarem, brincar e não para serem abusados, então, esse é um momento ímpar na história de Picos, pois são 30 anos do Conselho Tutelar, onde todos os Conselheiros que já passaram pelo órgão, fizeram a diferença nesta cidade”, afirmou Carmelita Araújo.

Presidente do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente (Foto: Maria Ivonete)

O Conselheiro Tutelar, Genilson Oliveira, destacou a importância do papel de todos os Conselheiros que passaram pelo órgão, que fez com que a instituição se consolidasse no município.  “Hoje é um momento de celebração da história do Conselho Tutelar de Picos, nós que somos pioneiros no Estado do Piauí, pois Picos foi o primeiro município a instalar o Conselho Tutelar, e nós tivemos vários Conselheiros, passamos por dificuldades, por muitas conquistas, para que chegássemos hoje, que não é só um dia comemorativo, mas também de rememorar a história dessa instituição que tanto tem atuado e contribuído com a sociedade picoense, principalmente na defesa dos direitos da criança e dos adolescentes, e quero ressaltar a importância de todos os Conselheiros Tutelares de todas as gestões de 30 anos de existência desse órgão”, disse o Conselheiro.

Conselheiro Tutelar, Genilson Oliveira (Foto: Maria Ivonete)

Também presente à ocasião, Nega Mazé, uma das primeiras Presidentes do Conselho Tutelar de Picos, falou sobre sua atuação em defesa dos direitos da criança e dos adolescentes. “Eu iniciei na defesa dos direitos da criança e dos adolescentes no Conselho Municipal, que eu fui eleita. Eu passei dois anos como Secretária Geral do Conselho, e comecei a divulgar para a sociedade, para que entendessem o que era a proposta do Estatuto da Criança e do Adolescente, e a partir disso, criamos o Conselho Tutelar. Eu fico feliz e quero parabenizar o Conselho Tutelar, todos os Conselheiros que vieram depois de mim, que tiveram a sabedoria de conduzir essa luta, que para mim é uma felicidade muito grande, saber que participei de uma luta que continua até hoje, 30 anos, não são 30 dias, parabéns ao Conselho Tutelar por essa garra”, pontuou.

Maria Cazé, uma das primeiras presidente do Conselho Tutelar de Picos (Foto: Maria Ivonete)

Estiveram presentes também, o presidente da Câmara dos Vereadores, Chaguinha; e o Juiz Geneci Benevides.

Veja mais imagens!

Acompanhe na íntegra as entrevistas!