Censo IBGE

Coordenadora do censo do IBGE de Picos fala sobre a necessidade da sociedade picoense colaborar com a prestação de informações

De acordo com Jannete Maria, Coordenadora do censo do IBGE de Picos, apenas o retrato da realidade possibilitará o conhecimento da situação do município, e assim, planejar políticas públicas dirigidas à população de forma igualitária.

Jannete Maria de Jesus, Coordenadora do Censo do IBGE de Picos (Foto: Roberto Oliveira)

/ CCOM / quarta-feira, 30 novembro , 2022

Por: Roberto Oliveira

O Censo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 2022 está em sua reta final de pesquisa pelo país. A iniciativa é do Governo Federal e pretende visitar lares brasileiros na intenção de expor informações junto às autoridades, para que políticas públicas sejam elaboradas.  Em Picos, o trabalho segue em execução, junto à população.

O Censo demográfico fornece dados considerados fundamentais (tanto do âmbito demográfico, quanto populacional do país), despontando condições de vida. A pesquisa acontece a cada 10 anos. O referido censo é a mais completa pesquisa no cerne da população brasileira.

A Coordenadora do Censo do IBGE de Picos, Jannete Maria, explanou sobre a importância desse trabalho. “É através do censo que se traça um retrato do país. É com os dados do censo que as políticas públicas da educação, da saúde, do trabalho, do saneamento, possam a ser direcionadas e chegam à população exatamente nos locais de reais necessidades. É com esses dados que os gestores podem fazer o planejamento das políticas públicas”, esclarece a Coordenadora.

RECEBER BEM O RECENSEADOR

No município de Picos, segundo a coordenadora Jannete Maria de Jesus, o trabalho de pesquisa junto à população está em 80%. A coordenadora faz um apelo para que as pessoas recebam esses profissionais, no sentido de prestar informações reais e básicas de suas condições de vida, para que sejam elaboradas as políticas públicas necessárias por parte do gestor. “Pedimos à população picoense que recebam nossos recenseadores, que recebem o IBGE, dada a importância que estes questionários retratam para o município”, reitera Jannete Maria.

O município de Picos conta com 65 recenseadores atuando diariamente na zona rural e urbana. Com duração de três meses, iniciado dia 01 de agosto, o Censo 2022 visitará as 5.570 cidades brasileiras.

O DISK 137

Desde agosto, o Censo Demográfico 2022 do IBGE está em campo para coletar informações sobre a população. Quem ainda não recebeu a visita do recenseador, poderá ligar para o número 137, a partir desta quarta-feira, (30/11).

Se a pessoa ainda não foi recenseada, ela deverá ligar para o 137, que é um canal de atendimento exclusivo para essa funcionalidade. A partir disso, ela responderá a alguns questionamentos que visam identificar se realmente nenhum morador do domicílio respondeu à pesquisa.

Para isso, o atendente solicita informações como telefone, e-mail, endereço, nome da pessoa, ponto de referência, dentre outras informações. Após isso, o IBGE vai verificar se de fato a pessoa não respondeu ao Censo e agendar uma visita ao domicílio. A entrevista será exclusivamente presencial, não estando disponível opção de responder por telefone, em razão de ser necessário o técnico do IBGE georreferenciar o domicílio. “A ligação é gratuita e pode ser feita até o final de janeiro. É importante ressaltar que nessa fase, inicialmente, somente os estados de Piauí e Sergipe contarão com esse serviço”, sublinha Jannete Maria.

Acompanhe a entrevista na íntegra!