Censo IBGE

Coordenadora do censo do IBGE de Picos solicita a colaboração da população no que tange o fornecimento de informações e dados

É através do retrato da realidade que possibilita os gestores conhecerem a situação do seu município, para que possam planejar políticas públicas endereçadas à população com mais eficácia.

Coordenadora da Área do Censo em Picos, Jannete Maria de Jesus (Foto: Roberto Oliveira)

/ CCOM / sexta-feira, 9 setembro , 2022

Por: Roberto Oliveira

O Censo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 2022 já está em curso em todo o país. O projeto, de iniciativa do Governo Federal, objetiva visitar domicílios brasileiros para apresentar dados às autoridades, no sentido de gerar políticas públicas. Aqui na cidade de Picos, os recenseadores já saíram as ruas do município colhendo informações e dados.

A referida pesquisa fornece dados fundamentais (demográficos da população brasileira), revelando suas condições de vida, e é realizado a cada 10 anos. O Censo Demográfico é a mais completa pesquisa no cerne da população do Brasil. A Coordenadora da Área do Censo em Picos, Jannete Maria de Jesus, fala sobre a importância desse trabalho.

“O Censo é a única pesquisa que visita todos os endereços, todos os domicílios do nosso país, e no nosso município não é diferente. Os recenseadores irão visitar endereços e domicílios, e com os dados coletados, vão retratar a realidade do município. É através do retrato da realidade que é possível aos gestores, conhecer a situação do seu município, para que possam planejar políticas públicas endereçadas à população”, acrescenta a Coordenadora de Área do Censo em Picos, Jannete Maria de Jesus.

O Censo possibilita o conhecimento profundo dos aspectos populacionais como a cor, a orientação sexual, a renda, a escolaridade, dentre outras características de toda sociedade do país, amparado pela sua localidade.

Segundo Jannete Maria de Jesus, é fundamental que as pessoas contribuam fornecendo dados reais acerca de suas vidas. Para a coordenadora de área, somente por meio de uma entrevista pessoal e correta, é que se obtém as informações necessárias para que o gestor, de posse das mesmas, possa elaborar políticas públicas voltadas para à população.

“É muito importante que a população receba o recenseador e preste as informações de forma correta, porque só assim, a gente vai ter um retrato fiel da realidade do município”, reitera a Coordenadora.

O município de Picos conta com sessenta e cinco recenseadores atuando diariamente na zona rural e urbana. Com duração de três meses, iniciado dia 01 de agosto, o Censo 2022 visitará os 5.570 municípios brasileiros. Os recenseadores visitarão 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas.

Acompanhe a entrevista na íntegra!