Dia Internacional da Luta pela a Saúde da Mulher

Dia “D” de luta pela Saúde da Mulher receberá o Ônibus Lilás em Picos

CCOM / quarta-feira, 23 maio , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, está promovendo durante todo o mês de maio, uma série de atividades referentes ao Dia Internacional de luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Foram realizadas rodas de conversas, discutindo melhorarias para a saúde da mulher, como a importância do pré-natal, fatores de risco e violência obstétrica.

Roda de Conversa

O encerramento das atividades acontecerá na próxima segunda-feira (28) com exposição na Praça Felix Pacheco, em alusão ao Dia Internacional de luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

Será realizada uma exposição em praça pública envolvendo toda a equipe de saúde e comunidade em geral, com a participação do Estado, trazendo também o Ônibus Lilás, um veículo que realiza atendimentos em todos os aspectos da saúde da mulher.

Ônibus Lilás (Foto Reprodução)

“O trabalho foi bem intenso, e satisfatório. Todas as unidades foram contempladas com rodas de conversas, falando sobre a importância do pré-natal, enfatizado nessas oficinas que é necessário a realização do pré-natal, evitando assim complicações na gravides e no parto. Realizamos também testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, então no dia do evento vamos esta intensificando essas ações de prevenção” disse Aurilândia Rocha, coordenadora de Atenção a Saúde da Mulher.

O encerramento do evento terá inicio pela a manhã com exposição na Praça Felix Pacheco, e durante o turno da  tarde, será realizada uma roda de conversa, no Hospital Regional Justino Luz, onde pretende  criar um fluxograma de atendimento á saúde da mulher no município.