Comemoração

Dia Municipal da Pessoa com Deficiência é comemorado em Picos

Dia 20 de maio é a data oficial da Pessoa com Deficiência, no município de Picos. Nesse mesmo dia, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) completou 44 anos.

Atividades de capoterapia foram realizadas (Foto: Dayanne Borges)

/ CCOM / terça-feira, 23 maio , 2023

Por: Dayanne Borges

Aconteceu na manhã desta terça-feira (23), um evento em alusão ao Dia da Pessoa com Deficiência, as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social apoiaram a comemoração. A capoterapia também colaborou com atividades físicas, como alongamentos e danças. Na ocasião, a piscina foi liberada para o banho.

Emanuelle Reis, coordenadora da pasta municipal do Direito das Pessoas com Deficiência, diz esse dia é importante, pois é um momento de reflexão e conscientização para que ocorra uma inclusão. Além disso, a assistente social também disse que a data é muito importante para a cidade de Picos.

Emanuelle Reis, Coordenadora da Pessoa com Deficiência (Foto: Dayanne Borges)

Maria de Fátima, professora da sala de recurso multifuncional que realiza atendimento educacional especializado, enfatiza a importância da educação na vida dessas pessoas: “Busca-se viabilizar uma melhor educação para eles para que possam ter mais acessibilidade e convívio social, a interação, oportunidade e autonomia também são almejadas nessa trajetória”, comenta.

Professoras Maria de Fátima e Letícia Martins (Foto: Dayanne Borges)

Umbelina de Moura, mãe de pessoas atendidas pela APAE, fala sobre o serviço prestado pela associação: “quando eles estão aqui, fico tranquila, posso resolver minhas coisas, porque aqui eles se sentem em casa. Umbelina frequenta a APAE desde de 1996 e revela ter muita confiança nos funcionários da associação.

Dona Umbelina de Moura e sua filha (Foto: Dayanne Borges)

De acordo com Janayne Marques, presidente da APAE, a associação é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos. A Prefeitura Municipal de Picos é uma contribuinte e uma parceira da APAE. Janayne diz que a comemoração é um momento festivo para os alunos e assistidos da APAE. A expectativa da presidente é que as pessoas com deficiências possam ser inseridas no mercado de trabalho e ter seus direitos efetivados.

Janayne Marques, presidente da APAE (Foto: Dayanne Borges)

Veja mais imagens!