Setembro Amarelo

Em alusão ao Setembro Amarelo Educação de Picos lança projeto de prevenção em Saúde Mental para crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino

O projeto tem como objetivo trabalhar temas sobre o impacto da Saúde Mental em crianças e adolescentes durante e pós-pandemia, bem como, suas principais causas.

/ CCOM / domingo, 19 setembro , 2021

Com a temática: “O impacto da saúde mental na vida de crianças e adolescentes em período pandêmico nas escolas municipais de Picos-Piaui”, a Secretaria Municipal de Educação de Picos (SEME) em parceria com   o Centro de Atenção Psicossocial-(CAPS Ad) e a Secretaria de Municipal de Meio Ambiente realizou na última sexta feira, dia 17 de setembro, o lançamento oficial do projeto de prevenção a Saúde Mental nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O lançamento do projeto aconteceu na sede da SEME.

Lançamento oficial do projeto.

O projeto tem como objetivo trabalhar temas sobre o impacto da saúde mental em crianças e adolescentes durante e pós-pandemia, bem como, suas principais causas.

Secretaria de Meio Ambiente, Fátima Sá e a secretária de Educação, a professora Noêmia Marques

Conforme a secretária de Educação de Picos, a projeto de prevenção a Saúde Mental  vai ser trabalhado durante todo ano nas escolas da Rede Municipal. “ É um projeto que vai ser trabalhado ao longo desse  ano e também no ano de 2022. Esse projeto ele vai trabalhar a saúde mental de nossas crianças em todos os aspectos, não apenas só  no mês de setembro, mas nós entendemos que na educação, nas escolas esse tema  tem que ser trabalhado durante todo ano”, explicou a secretária.

Para coordenadora de projetos da SEME, Inês Costa, o projeto visa intensificar os cuidados e a prevenção com a saúde mental dos alunos.“ A Pandemia deixou nossas crianças vulneráveis a desencadear o aparecimento de algum tipo de transtorno, e cabe a família e a escola acompanhar de perto o surgimento de mudanças de comportamento . Em parceria com profissionais da Saúde, o projeto visa intensificar os cuidados no combate e a prevenção da Saúde Mental de nossos alunos”, pontou a coordenadora de projetos.

Coordenadora de projetos da SEME, Inês Costa.

“ Durante o mês de setembro a Secretaria de Saúde de Picos em parceria  com a  Secretaria de Educação e  a Secretaria de Meio ambiente estão na realização da Campanha do Setembro Amarelo, onde enfocamos a mobilização da sociedade na prevenção ao suicídio, e juntamente com a Secretaria de Educação nós estabelecemos essa campanha na Rede de Educação do Município, na Rede de Educação do Estado e na Rede de Educação privada”, destacou a terapeuta ocupacional do CAPS AD, Jekeyla Nogueira.

Terapeuta ocupacional do CAPS AD, Jekeyla Nogueira.

O evento foi finalizado com a doação de mudas de Ipê para todas as escolas do município. De acordo com a coordenadora da Saúde Mental, Ilka Marques, o Ipê traz essa simbologia para Campanha do Setembro Amarelo. “ A gente utilizou o Ipê porque  é uma arvore que suporta tempestade, e no final ela floresce e dá um espetáculo”, disse a coordenadora.

Coordenadora da Saúde Mental, Ilka Marques.

Além da presença da secretária de Educação, a professora Noêmia Marques;  da coordenadora de projetos da SEME, Inês Costa; da coordenadora da saúde mental, Ilka Marques e da terapeuta ocupacional, Jekeyla Nogueira, o evento também contou com a presença da Secretaria de Meio Ambiente, Fátima Sá, representantes da 9ª regional de saúde, coordenadores municipais, diretores e professores.

Lançamento oficial do projeto.

Confira as imagens: