Visita técnica

Equipe técnica da SEME visita escolas municipais para realizar o cadastramento dos alunos na plataforma “Um Milhão de Oportunidades”

A iniciativa foca em jovens brasileiros entre 14 a 24 anos, e para realizar as inscrições os jovens precisam acessar a plataforma através do link: https://1mio.com.br/register

Visita técnica para cadastrar os alunos na Plataforma " Um milhão de oportunidades". Foto: Daniel Holanda.

/ CCOM / quarta-feira, 9 novembro , 2022

Em busca de garantir os direitos das crianças e adolescentes na cidade de Picos, uma equipe técnica da Secretaria de Educação (SEME), juntamente com o mobilizador do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), Matusalém Almeida, estão visitando as escolas da Rede Municipal de Ensino para incentivar os jovens a realizarem a inscrição na plataforma “Um Milhão de Oportunidades”.

Equipe técnica da Secretaria de Educação (SEME), visitando as escolas da Rede Municipal de Ensino. Foto: Daniel Holanda.

De acordo com a pedagoga do Selo Unicef em Picos, a Professora Inês Costa: “Além de todas as escolas do município que têm o ensino fundamental II, nós vamos abranger também umas três escolas estaduais, porque quando se fala de jovens e adolescentes a gente não se limita somente ao município, tem que estender a toda a educação básica” disse Inês.

Pedagoga do Selo Unicef em Picos, a Professora Inês Costa. Foto: Daniel Holanda.

A professora Inês destacou, ainda, que a articuladora do Selo Unicef em Picos, professora Noêmia Marques, atual Secretária de Educação, fez a adesão à plataforma e assumiu o compromisso de não deixar nenhum aluno, dentro da faixa etária de idade do programa da UNICEF, fora do processo de inscrição.

Mobilizador do NUCA, Matusalém Almeida. Foto: Daniel Holanda.

Na oportunidade, o mobilizador do NUCA, Matusalém Almeida,  afirmou que o Prefeito de Picos, Gil Paraibano, se comprometeu de criar 30 vagas de estágio remunerado dentro da administração municipal. “O Prefeito de Picos estará enviando um Projeto de Lei à Câmara Municipal ainda neste ano para criar uma parceria com as empresas privadas para geração de estágios remunerados aos adolescentes que forem selecionados nesse processo, e também  serão  criadas mais 30 vagas de estágio dentro da administração municipal”,  pontuou o mobilizador do NUCA.

Sobre o programa

O Programa foi lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), no dia 28 de novembro e a iniciativa foca em jovens brasileiros entre 14 a 24 anos. Para realizar as inscrições os jovens precisam acessar a plataforma através do link: https://1mio.com.br/register

O programa foi feito em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), empresas e a sociedade civil e tem por objetivo remediar os efeitos da crise em um momento em que o Brasil possui a maior população de jovens e adolescentes de sua história.

Em dois anos, a organização pretende oferecer 1 milhão de oportunidades de carreira com o foco em quatro pilares: acesso à educação de qualidade; inclusão digital e conectividade; fomento ao empreendedorismo e protagonismo; e acesso ao mercado de trabalho.

Confira mais Imagens!