GARANTIA SAFRA

Inscrições no Garantia Safra terminam amanhã (20)

CCOM / quarta-feira, 19 agosto , 2015

As inscrições no Programa Garantia Safra 2015/2016 se encerram nesta quinta-feira (20). A Prefeitura Municipal de Picos está realizando o cadastro dos agricultores familiares de forma descentralizada. Até o momento, cerca de dois mil lavradores se inscreveram.

Nesta quarta-feira (19), os agricultores do povoado Gameleira dos Rodrigues estão se cadastrando na própria comunidade. Já na próxima quinta-feira (20), será a vez de a comunidade Umari receber a equipe para as inscrições.

Inscrições no Garantia Safra, em Picos

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento elaborou um cronograma e dividiu o município em 17 comunidades para levar representantes à zona rural, com a finalidade de mapear e inscrever os agricultores beneficiários, evitando que eles se desloquem até a área urbana de Picos.

Para a agricultora Francisca Barbosa, de 42 anos, que mora na Chapada do Mocambo, a ação facilitou para os moradores da zona rural. “Sempre a gente tinha que se deslocar para Picos, e quem tem criança, era pior, porque tinha que levar. Hoje, a comunidade está livre de transtornos”, avalia.

Podem se registrar no programa os lavradores que tem renda de até um salário e meio e que vive, prioritariamente, do plantio de 0,6 a 5 hectares. O Garantia Safra é um programa do Governo Federal com contrapartida financeira do município. O objetivo é assegurar o recebimento de ajuda em dinheiro aos agricultores que, por ventura, percam a safra.