conferência

Palestra marca abertura da III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

CCOM / quinta-feira, 25 abril , 2019

Por Mateus Silva

A abertura oficial da III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa aconteceu na noite de ontem (24), no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão – CIAC, no Piauí Shopping. A noite foi marcada pela palestra sobre “O Controle Social e os Direitos da Pessoa Idosa”, ministrada pelo Doutor Pascoal Gomes Costa Neto.

Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

De acordo com o palestrante da noite, Pascoal Gomes Costa Neto, é por meio da conferência que a gestão pode reunir os dados necessários para implementar políticas públicas voltadas para a pessoa idosa.

“Uma conferência para o idoso traz muita informação, é através da conferência do idoso que o poder público consegue coletar todas as informações necessárias para que possa implementar políticas públicas voltadas para essa demanda. Essa III Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa mostra o interesse da gestão em implementar essas políticas”, ressalta.

Palestrante Pascoal Gomes Costa Neto

Ainda conforme Pascoal Gomes Costa Neto, é importante garantir a qualidade de vida para o idoso. “É importante que se garanta que o idoso tenha uma vida de qualidade, que se sinta capaz, útil e que realmente contribuía na construção da sociedade”, pontua.

Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Zacarias Teixeira

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Zacarias Teixeira, destaca à proporção que o evento tomou, e ainda o sentimento de satisfação em por realizar a conferência.

“A gente está quase que irradiante pela proporção do evento, estamos há três meses trabalhando na possibilidade de acontecer, e nos deparamos com um evento desse tamanho, para gente está sendo uma surpresa, pois o objetivo era fazer com que o próprio idoso participasse, e isso está acontecendo, então é muito satisfatório”, afirma.

Secretária Executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Segundo a Secretária Executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Ana Márcia, é um espaço para discussão das propostas e políticas voltadas para os idosos e ainda que é necessário que envelheçam bem.

“A conferência é um espaço soberano democrático, espaço onde o controle social das políticas públicas da pessoa idosa acontece efetivamente. As pessoas estão envelhecendo, temos um percentual muito grande de pessoas idosas, então é necessário que não só envelheçam, mas que envelheçam bem, e para isso elas precisam estar por dentro dos seus direitos”, assegura.

Durante à abertura aconteceu apresentação cultural por pessoas idosas usuárias do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

Apresentação cultural