TRABALHO

Pe. Walmir investiu R$ 2,4 milhões em 100 dias

CCOM / sexta-feira, 25 setembro , 2015

O prefeito de Picos, Pe. José Walmir de Lima, apresentou, nesta sexta-feira (25), uma prestação de contas do trabalho realizado nos primeiros 100 dias frente ao Governo Municipal. Em solenidade prestigiada por autoridades e população local, na Câmara de Vereadores, o gestor assegurou que as obras inauguradas e em andamento já somam um investimento de R$ 2.450.000.

Prestação de contas dos 100 dias de governo

Em 100 dias de governo, o prefeito entregou duas praças públicas, uma quadra poliesportiva, 25 quilômetros de estradas na zona rural, asfaltamento de ruas e a reforma do Centro Administrativo. Os empreendimentos foram executados com recursos do Tesouro Municipal ou em parceria com os governos estadual e federal.

Prestação de contas dos 100 dias de governo

O Pe. Walmir destacou que uma das principais dificuldades desse período foi trabalhar em meio à crise financeira do país. Segundo ele, a prioridade do início de gestão foi melhorar as ruas e limpeza dos bairros mais carentes, assim como a zona rural do Município.

“Traçamos metas e acompanhamos o trabalho para que fosse, de fato, realizado. Não quero exaltar a nossa administração e dizer que está tudo perfeito, mas quero agradecer o esforço de cada servidor e secretário empenhado no trabalho. Vem mais trabalho por aí. Esse momento é para nos energizar e traçar novas metas”, ressaltou.

Prestação de contas dos 100 dias de governo

Na oportunidade, o gestor lançou o primeiro informativo da Prefeitura de Picos e exibiu um vídeo-documentário institucional, com as principais ações desse período.

Centro administrativo

A Prefeitura inaugurou no último dia 16 de setembro o Centro Administrativo, que abriga 14 órgãos da administração municipal. O investimento de R$ 255 mil promoveu integração entres os serviços prestados pelas secretarias e gerou uma economia aos cofres do município de R$ 60 mil por mês, o equivalente a R$ 720 mil no ano.

Praças

A nova gestão inaugurou ainda duas praças públicas, durante os primeiros três meses. A primeira foi no bairro Ipueiras, que estava com as obras paralisadas há seis anos. O valor investido foi de R$ 36 mil. A segunda foi no povoado Torrões, construída em menos de 30 dias, atendendo uma solicitação antiga dos moradores da comunidade, sob um valor de R$ 47 mil.

Com recursos próprios, a prefeitura realizou as obras proporcionando um espaço de lazer, de encontros e de praticas esportivas para os moradores. As duas praças contêm parque para as crianças, áreas de arborização, palco para pequenos eventos, fonte luminosa e estacionamento.

Quadras poliesportivas

Aproximadamente meio milhão de reais. Esse foi o valor investido na construção da quadra coberta da comunidade Mirolândia, inaugurada no último mês de agosto. Outras três obras do mesmo padrão e valor estão em andamento nos bairros Pedrinhas e Morada do Sol e no povoado Torrões, com previsão de inauguração ainda este ano.

O investimento é oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através de parceria entre governos municipal, estadual e federal. A quadra tem cobertura e vestiário, trazendo conforto e as condições necessárias para a prática de esportes e lazer do alunado das escolas municipais, além de ser ideal para o uso das comunidades.

Estradas

Com o intuito de melhorar e facilitar o transporte da população que mora na zona rural, a Prefeitura realizou trabalhos de recuperação das estradas vicinais do município. No total, foram revitalizadas e construídas 25 quilômetros de estradas. O valor gasto ficou em torno de R$ 120 mil, com abastecimento e locação de máquinas.

O prefeito determinou também aberturas de várias estradas, onde antes não passava nenhum veículo e o acesso às residências era praticamente impossível. Os serviços foram realizados em diversas localidades do município, melhorado, assim, significativamente a trafegabilidade rural.

Asfaltamento de ruas

A cidade foi contemplada também com 43 mil metros quadrados de asfalto, com trabalhos de recuperação de 18 vias. Os bairros São José, Morada do Sol, Ipueiras, Pedrinhas, Parque de Exposição e Centro estão recebendo o serviço executado com recursos do Governo do Estado, com contrapartida do Município. Até o final do ano o município receberá mais 10 quilômetros de asfalto.

Romário Mendes e Mayara Ferreira