REUNIÃO

Prefeitura apresenta propostas de realocação de camelôs

CCOM / quinta-feira, 28 abril , 2016

Mayara Ferreira

A Prefeitura Municipal de Picos, por meio das  Secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, se reuniu com vendedores autônomos, nesta quinta-feira (28), no Centro Administrativo, para apresentar propostas de realocação dos camelôs. A finalidade é viabilizar a desobstrução das praças públicas da cidade, conforme recomendação do Ministério Público.

20160428_154226

A primeira proposta se refere ao deslocamento de todos os camelôs para um galpão situado entre as Ruas  São Francisco, Mosenhor Hipólito e Veneza, criando um centro de vendas na cidade e um ponto de encontro das vans intermuncipais nas proximidades da penintenciária feminina.

De acordo com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Cláudio Galeno, o aluguel do espaço  seria pago através de convênio entre a prefeitura e uma Associação de Camelôs. “Nessa opção, nós podemos orientá-los na criação da associação para que eles mesmos possam gerir o local, semelhante ao Shopping do Paraguai, em Brasília, ou ao Shopping da Cidade, em Teresina”, explica.

20160428_154250

A segunda proposta apresentada foi de realizar cobertura da Rua Francisco Costa Araújo, no Centro da cidade, que ficaria voltada para as vendas dos camelôs. O funcionamento, nesse caso, também seria por meio da criação de uma Associação.

Na oportunidade, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Glauber Silva, acrescentou que a ação se dá por recomendação do Ministério Público Estadual de organizar as praças públicas. “Caso a prefeitura não cumpra, a promotoria pode entrar com processo, que pode ocasionar em multas e muita dor de cabeça para o Município”, esclarece Glauber.

Para o vendedor de lanches, José de Paiva Pereira, o trabalho de organização de um espaço voltado para as vendas pode ser a melhor alternativa no momento. “Eu concordo, mesmo que tenha muita gente que não ache bom. E se for no mesmo lugar das vans, melhor ainda, porque, assim, o trabalho de ninguém vai ser prejudicado”, avalia o autônomo.

COMISSÃO

Como encaminhamento da reunião, foi criada uma comissão formada por vendedores autônomos para facilitar o diálogo com a gestão. Segundo Glauber Silva, a Prefeitura de Picos está aberta para sugestões da população e propostas dos empresários.

“O prefeito Pe. Walmir está disposto a atender o Ministério Público, sem prejudicar os negócios dos vendedores. Para isso, é importante a participação das pessoas com sugestões para que seja escolhida a melhor ação”, ressalta o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. “Após isso, vamos reformar as principais praças do Centro da cidade”, finaliza.