BENFÍCIOS

Prefeitura de Picos descentraliza cadastro do Garantia Safra

CCOM / quarta-feira, 12 agosto , 2015

O cadastro no Programa Garantia Safra acontece de forma descentralizada este ano, em Picos. Até o dia 20 de agosto, a Prefeitura está indo às comunidades da zona rural mapear e inscrever os agricultores beneficiários, evitando que eles se desloquem até a área urbana do município.

Nesta quarta-feira (12) foi a vez de o povoado Chapada do Mucambo receber a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento para registrar os lavradores que têm renda de até um salário e meio e que vivem, prioritariamente, do plantio de 0,6 a 5 hectares.

Inscrições no Garantia Safra, na Chapada do Mucambo

O prefeito Pe. Walmir Lima acompanhou a ação junto ao secretário de Agricultura e Abastecimento, José Antonio de Sousa Batista. De acordo com José Antonio, é a primeira em que a Prefeitura vai às comunidades da zona rural fazer esse trabalho. Antes, os moradores se deslocavam ao Centro da cidade, provocando, por vezes, aglomerações durante esse período de cadastro.

“As pessoas se aglomeravam sob o sol quente e havia muito estresse. Discutimos com os sindicatos de trabalhadores rurais e a Emater sobre a necessidade de trazermos essas inscrições até as comunidades. A importância é a comodidade dos lavradores, além disso, temos a oportunidade de conhecer esses inscritos, evitando que pessoas que não têm direito se beneficiem do programa”, destaca o secretário.

Inscrições no Garantia Safra, em Picos

Para a agricultora Maria da Conceição Gomes, de 44 anos, moradora da Chapada do Mucambo, a ação trouxe conforto aos trabalhadores da zona rural. “Era muito dificultoso, porque a gente saia de madrugada de casa, pagando passagem e, às vezes, não tinha nem dinheiro para pagar passagem e fazer um lanche. Era muito dificultoso e agora melhorou demais”, avalia.

PRÓXIMAS COMUNIDADES

A Prefeitura de Picos dividiu o município em 17 comunidades para atendimento dos agricultores em cada uma, em dias previamente agendados. Nesta quinta-feira (13), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento irá ao povoado Alto dos Canudos e, na próxima sexta-feira (14), ao Angical dos Domingos.

“A proposta é concluir este trabalho até 20 de agosto. Pegaremos o próximo mês de setembro para, com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, fazermos a seleção desses agricultores para o encaminhamento, de fato, e recebimento dos boletos e, consequentemente, pagamento do aporte do agricultor”, finaliza José Antonio.

Inscrições no Garantia Safra, na Chapada do Mucambo

O Garantia Safra é um programa do Governo Federal com contrapartida financeira do município. O objetivo é assegurar o recebimento de ajuda em dinheiro aos agricultores que, por ventura, percam a safra.