Selo Unicef

Prefeitura de Picos lança oficialmente adesão ao Selo Unicef 2021-2024

Na solenidade foi apresentado a metodologia do Selo Unicef e os 7 indicadores que devem ser priorizados no monitoramento durante esses quatros anos.

Prefeitura de Picos lança oficialmente adesão ao Selo Unicef 2021-2024 (Foto: Isael Pereira)

/ CCOM / quinta-feira, 30 setembro , 2021

A solenidade de adesão ao Selo Unicef 2021-2024, aconteceu na Câmara Municipal de Picos, na manhã desta quinta-feira, 30 de setembro, e contou com a presença de autoridades administrativas do município, além de Coordenadores e colaboradores. Na ocasião a Coordenadora Estadual da Busca Ativa Escolar e do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes do Estado Piauí, Maria Claudeia Lima Sousa, apresentou os 7 indicadores que o município deve alcançar as melhorias para que em 2024 a cidade possa receber o Selo Unicef em reconhecimento a qualidade de vida ofertada para as crianças e adolescentes do município.

Solenidade para apresentar metodologia do Selo Unicef (Foto: Isael Pereira)

O que é o Selo Unicef?

É um órgão das Nações Unidas que trabalha em caráter global, ações voltadas a temática da defesa intransigente de direitos humanos. No caso do Piauí é trabalhado o Selo Unicef, a proposta de fortalecimento das políticas públicas do município em defesa da criança e do adolescente.

De acordo com a Coordenadora Estadual da Busca Ativa Escolar e do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes do Estado Piauí, Maria Claudeia Lima Sousa, a importância da adesão do Selo Unicef em uma gestão, é mostrar que a gestão priorizar o cuidado com as crianças e adolescentes do município. “O prefeito, Gil Paraibano, ao aderir o Selo Unicef, está incentivando para que o município monitore todos os serviços, programas e políticas públicas que são realizadas no território, para que em 2024, seja observado melhorias nos indicadores. Priorizando o cuidado com a criança e adolescente que é um dever não só do Estado, mas também, de todo comunidade” explicou a Coordenadora.

Coordenadora Estadual da Busca Ativa Escolar, Maria Claudeia Lima Sousa, ao lado da Professora Inês Costa (Foto: Isael Pereira)

Na ocasião, a Secretária de Educação de Picos e Articuladora do Selo Unicef de Picos, Noêmia Marques, ressaltou a importância do Selo Unicef para a Educação da cidade, e pontuou ações que serão desenvolvidas. “Os trabalhos alusivos as conquistas do Selo Unicef são importantes não só para educação, mais sim, para todos as Secretarias que compõem a administração do município. Eu como articuladora, estou assumindo o compromisso e responsabilidade de articular com todos os outros Secretários, a melhoria dos indicadores da qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes. Umas das principais ações da educação é a Busca Ativa Escolar, melhorando os índices da qualidade de educação que ofertamos aos nossos alunos, para trazer esses alunos para as escolas” contou Noêmia Marques.

Secretária de Educação de Picos,Noêmia Marques (Foto: Isael Pereira)

O Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, na oportunidade também destacou a importância do Selo Unicef para o município. “O Selo Unicef é um reconhecimento de um trabalho feito de qualidade em conjunto de várias Secretarias, é um trabalho voltado para os jovens, onde envolve as matrículas escolares, os indicadores da saúde, como a vacinação de crianças a partir de 1 ano. É uma soma de esforços quantitativos e principalmente qualitativo durante esses quatros anos, para que possamos trazer de volta esse Selo que foi perdido na gestão passada” ressaltou o Secretário.

Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil (Foto: Isael Pereira)

Por fim, o Coordenador da Juventude e Mobilizador de Jovens e Adolescentes de Picos, Matusalém Almeida, falou sobre a criação do NUCA e como está sendo a mobilização dos jovens para o projeto. “Nosso primeiro intuito é a criação do NUCA no município de Picos, nós enviamos para a plataforma o nome de todos os jovens necessários para a criação, com isso, a cidade de Picos já está autorizada para a criação do NUCA e implementação das medidas e articulações do Selo Unicef” explicou o Coordenador.

Coordenador da Juventude e Mobilizador de Jovens e Adolescentes de Picos, Matusalém Almeida (Foto:Maria Ivonete)

A solenidade contou com a participação de outras autoridades políticas do município, como a Primeira-Dama, Diana Belo, que na ocasião representou o Prefeito, Gil Paraibano, a Vice-Prefeita, Xandú Néri, o Presidente da Câmara de Vereadores, o Vereador Chaguinha, além de demais Vereadores, Secretários, Conselheiros Tutelares, colaboradores que compõem a administração do município e sociedade civil organizada.

Confira mais imagens!