Mutirão do Progresso

Prefeitura de Picos promove dia o “D” do Projeto “Picos em Ação: mutirão do progresso” nos bairros Passagem das Pedras e Boa Vista

O Prefeito Gil Paraibano afirmou que as atividades terão continuidade e devem contemplar os demais bairros da cidade.

Foto: Daniel Holanda

/ CCOM / quinta-feira, 15 junho , 2023

Por: Iaquelly Sousa

Com o propósito de levar diversas ações e serviços às comunidades picoenses, a Prefeitura de Picos, através das secretarias de: Obras, Saúde, Educação, Assistência Social, Defesa Civil, Meio Ambiente, entre outras, realizou o dia “D” do Projeto “Picos em Ação: mutirão do progresso” nos bairros Passagem das Pedras e Boa Vista.

O mutirão contou a limpeza das vias, operação tapa-buraco, obras de asfaltamento nas principais avenidas, reformas das praças e academia de saúde, apresentações artísticas, aula de dança, entrega de mudas, cadastramento de bolsa família, aferição de pressão e outras ações voltadas ao acolhimento dos moradores e esclarecimentos diversos.

O prefeito municipal, Gil Paraibano, destacou que o objetivo da prefeitura é trabalhar em todos os bairros do município. “Vamos trabalhar em todos os bairros de Picos.  A cidade tem uma situação geográfica um pouco problemática, mas com engenharia e um bom trabalho, vamos conseguir solucionar os problemas”, explicou o gestor.

Presente no mutirão, o Deputado Estadual, Aldo Gil, pontuou como a realização desta ação deve beneficiar a população de Picos.  “A gente sabe que Picos é uma cidade que tem muitas demandas em vários locais, e você não consegue, muitas vezes, fazer acessar todos os serviços do dia a dia pela população. Então, surgiu a ideia de a gente realizar um mutirão para que possamos proporcionar uma verdadeira transformação em cada bairro, levando as ações da gestão municipal mais próximo das pessoas”, explanou.

Deputado Estadual, Aldo Gil (Foto: Daniel Holanda)

A secretária de Assistência Social, Wiânika Alencar, também participou do Projeto, e na ocasião agradeceu ao Prefeito pela a iniciativa e destacou alguns dos serviços oferecidos pela pasta. “Primeiramente, parabenizar o prefeito Gil Paraibano pela iniciativa desse projeto, Picos em Ação; parabenizar também a comunidade, os bairros Boa Vista e Passagem das Pedras que estão recebendo essas obras e esses serviços na porta das suas casas. A Secretaria de Trabalho e Assistência Social está aqui neste momento realizando inclusão e atualização de cadastro único, informando à população todos os serviços que são oferecidos na assistência social e estamos aqui à disposição de toda a comunidade”, afirmou a secretária.

Wiânika Alencar, Secretária de Assistência Social (Foto: Daniel Holanda)

A secretária de Saúde, Tatiane Gil, explicou como a Secretaria de Saúde participou do mutirão, exemplificando algumas das ações da pasta durante o evento. “A Secretaria de Saúde veio para fazer a revitalização da Academia de Saúde que já havia sido implantada. Nós trouxemos educadores físicos do nosso projeto “Movimenta Picos”, dando uma aula para os moradores aqui da comunidade. Trouxemos também todos os nossos coordenadores para estarem passando à população informações sobre todos os nossos serviços que são oferecidos pelo SUS, como a atualização da caderneta de vacina das crianças, aferição de pressão, saúde da mulher, saúde do homem. Enfim, nós estamos aqui trazendo para a população essas informações, a fim de que eles saibam desses serviços e os procurem, pois são direitos deles”, argumentou a secretária.

Tatiane Gil, Secretária de Saúde (Foto: Daniel Holanda)

Noêmia Marques, secretária de educação, também relatou as ações da pasta durante o mutirão. “A Secretaria de Educação veio para esse mutirão com ações voltadas para nossas crianças e a população em geral, com oficina de pintura, danças e apresentações. Demos também continuidade às ações da Semana do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de meio Ambiente, com entrega de mudas para as pessoas e conscientização ambiental. Foi um momento importante de interação juntos às famílias dos bairros contemplados”, relatou a secretária.

Raimundinho da Boa Vista, liderança local, avaliou positivamente a realização do mutirão. “Estamos aqui com todas as avenidas principais calçadas e asfaltadas. Esse serviço é de grande importância. Muito contente e, se Deus quiser, próximo ano, ou ainda esse ano, o prefeito vai fazer nossa praça e nosso posto de saúde”, afirmou o morador.

Raimundinho da Boa Vista, liderança local (Foto Daniel Holanda)

Vereador de Picos e morador do bairro Passagem das Pedras, Pedro Pio, que também é Secretário de Obras do município, falou sobre a alegria de ver essas obras chegando às duas comunidades: “Muito feliz em termos conseguido que o primeiro Mutirão do Progresso tenha sido realizado aqui na Boa Vista e Passagem das Pedras. Como morador da Passagem das Pedras, vou continuar reivindicando essas ações importantes, estive sempre atuante para ver essas obras se realizarem aqui, no nosso bairro e sei que conto com nosso prefeito Gil para trazer muito mais ações para nossa comunidade”, disse o vereador.

Pedro Pio, vereador municipal e morador do bairro Passagem das Pedras (Foto: Daniel Holanda)

O evento contou ainda com a participação do ex-prefeito de Picos, Padre Walmir, do Médico Gutemberg Rocha, dos vereadores, secretários, coordenadores municipais e populares, além de atração musical que encerrou o evento.

Veja mais fotos!