Desfile

Prefeitura de Picos realiza Desfile de 7 de Setembro histórico para a cidade

Estiveram presentes na avenida escolas públicas e particulares, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, bem como diversos outros segmentos do serviço público municipal, estadual e entidades privadas.

Desfile Cívico de Picos (Foto: Ivonete Reis

/ CCOM / quinta-feira, 7 setembro , 2023

A prefeitura de Picos, juntamente com as Secretarias municipais da cidade, realizaram, na manhã de hoje (07), o tradicional desfile cívico da Independência do Brasil. O evento reuniu milhares de Picoenses que acompanharam com alegria as diversas apresentações que ocorreram.

O Prefeito Gil Marques de Medeiros esteve presente e falou sobre a importância desse evento para a cidade de Picos. “O desfile foi muito organizado. Esse ano as escolas particulares também estiveram presentes nessa comemoração da Independência do Brasil. Muito bom para a festa cívica e tenho certeza que ficou para a história. Estamos todos de Parabéns”, ressaltou.

Prefeito de Picos, Gil Paraibano (Foto: Júnior Sousa)

Esteve presente também a Primeira-Dama, Diana Belo, que coordenou a organização do evento e participou ativamente dessa comemoração nacional. “O Prefeito Gil nos delegou a organização do desfile desse ano e nos deu carta branca para realizar um evento cívico ainda maior que o do ano passado e mais bem organizado. Tivemos a volta das escolas particulares na avenida, entre outras instituições que nos procuraram para desfilar. Isso nos deixou muito felizes e aumentou nossa responsabilidade”, comentou

Primeira-Dama, Diana Belo (Foto: Maria Ivonete)

“Deu tudo certo, foi um desfile lindo e agradeço imensamente a colaboração de todos, em especial à nossa equipe de coordenação formada pelo Secretário Iata, pela Coordenadora de Comunicação, Fátima Miranda e pelo Assessor Administrativo da Secretaria de Cultura, Nicolas. Agradeço também à população picoense que compareceu e trouxe todo o brilho e alegria para a avenida”, completou a Primeira-Dama.

O Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Sansão, avaliou a participação da corporação, e elogiou a organização do evento. “A População de Picos demostrou seu sentimento de civismo e amor à pátria. Quanto ao Corpo de Bombeiros estou muito satisfeito. Pudemos participar mais uma vez do desfile e demostrar à população picoense o nosso trabalho, aquilo do nosso dia a dia, para os cidadãos. A tendência é crescer cada vez mais”, afirmou.

Comandante do Copo de Bombeiros, Coronel Sansão (Foto: Wagner Avelino)

O Comandante do 3° Batalhão de Construção e Engenharia do Exército, Coronel Alex, comentou sobre a esperada participação dos Militares no desfile, além de ressaltar a integração da PM com a segurança do evento. “O Desfile de 7 de Setembro foi suspenso no período de pandemia, mas hoje resgatamos uma grande tradição da cidade de Picos que é um dos maiores desfiles do Estado do Piauí. Então o Picoense está acostumado com esse evento grandioso. Esse ano retornando as escolas particulares. Pra nós, enquanto comando da Policia Militar, nos encontramos satisfeitos por estar celebrando essa tradição da Independência do País, mostrando para a população a altivez da Policia Militar”, finalizou o Comandante.

Comandante do 3° BEC, Coronel Alex (Foto: Reprodução)

O Major Estanislau Felipe, Comandante do 4° Batalhão de Policia Militar também comentou sobre “Picos é uma cidade que tem uma tradição militar muito forte, arraigada na sua cultura popular, haja vista o 4° BPM ser do ano de 1967 e o 3° BEC do início dos anos 70. Então, Picos possui muitos valores militares, por isso tanta gente vem prestigiar as nossas instituições públicas. E nesse ano com a participação das escolas da rede particular da cidade. E hoje, arrisco dizer, é um evento que faz parte do calendário picoense. O nosso policiamento esteve dentro das nossas expectativas. Nosso batalhão realizou apresentações incríveis e que, com certeza, agradaram o público picoense, finalizou o Major.

Comandante do 4° BPM, Major Felipe (Foto: Ivonete Reis)

Nesse ano, a organização distribuiu água para as pessoas que estavam desfilando, com pessoas em pontos-chave espalhados pela avenida, para que todos pudessem tirar dúvidas e receber apoio necessário. Além disso, houve homenagem ao Mestre João da 13 de maio, que é responsável por fomentar a cultura em Picos com o carnaval e o Bumba-meu-boi, grande compositor de músicas típicas dessas duas atrações em Picos.

O desfile fluiu de forma organizada e, apesar de ter levado pra avenida muito mais pessoas e instituições que no ano passado, transcorreu em tempo recorde do início ao término, bastante aplaudido em todo o seu transcurso.

Veja mais imagens!

Acompanhe entrevistas na íntegra!