I Simpósio Municipal de Educação Bilíngue

Prefeitura de Picos realiza o I Simpósio Municipal de Educação Bilíngue para Surdos

O Simpósio acontece no auditório da Escola Técnica Estadual Petrônio Portela- Premem e segue até amanhã, dia 29 de setembro.

/ CCOM / terça-feira, 28 setembro , 2021

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Picos em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Picos e a Universidade Federal do Piauí realizou nesta terça – feira, dia 28 setembro, a abertura do I Simpósio Municipal de Educação Bilíngue para Surdos.

I Simpósio Municipal de Educação Bilíngue

De acordo com  a professora de libras, Renária Castro, o  simpósio tem como objetivo fazer um chamamento para que a comunidade surda volte a sala de aula. “Picos tem uma comunidade surda bem maior  do que essa quantidade de alunos que estão inserida na escola atualmente, muitos estão fora da escola justamente por falta de acessibilidade, que é a Libras, então esse evento busca fazer um chamamento para esse público voltar para a escola e concluir pelo menos a educação básica”, disse a professora.

Professora de libras, Renária Castro.

A professora da Universidade Estadual do Piauí, Kelly Lemos, que também é surda destacou a importância do Ensino de Libras: “ Todos precisam aprender a Libras, isso é muito importante. Também os professores  precisam aprender libras para puderem se comunicar com as crianças surdas. Com a nova lei do ensino Bilíngue, os professores precisam entender que as crianças tem que ter acesso a Libras para puderem  se desenvolver”.

Professora da Universidade Estadual do Piauí, Kelly Lemos.

“É uma  forma de incluir nossos alunos surdos na educação. É uma ação do municípios em parceria com outras instituições. É um momento de muita relevância, tendo em vista a importância da temática, que é possibilitar cada vez mais a inclusão desses alunos”, comentou   a secretária de Educação, a professora Noêmia Marques.

Secretária de Educação, a professora Noêmia Marques.

Além da participação da secretária  de Educação, a professora Noêmia Marques o simpósio também  contou com a presença: da Vice-prefeita de Picos, Xandú Néri; da vereadora,  Dalva Mocó; do secretário  de Saúde,  Aldo Gil;  da secretária de Assistência Social , Marinalva Lima; do secretário  de  Esporte, Tássio Luz; do coordenador da Juventude, Matusalém Almeida, de professores e coordenadores municipais.

Confira mais imagens: