Benefícios

Prefeitura de Picos realiza pavimentação poliédrica no Morro da Macambira e profissionais falam sobre benefícios já conquistados para o bairro

Na gestão do prefeito Gil Paraibano, o bairro Morro da Macambira é contemplado com uma série de obras que vão desde a instalação de Anexo de Saúde à pavimentação poliédrica.

Calçamento está sendo aplicado em rua do bairro (Foto: Jackelany Vasconcelos)

/ CCOM / quinta-feira, 7 julho , 2022

Por: Jackelany Vasconcelos

Visando ofertar mais qualidade de vida aos moradores do bairro Morro da Macambira, a Prefeitura de Picos vem realizando uma série de obras no bairro, que percorre os setores da Saúde, Educação e Mobilidade Urbana. Com isso, no âmbito da mobilidade, é possível destacar a obra de pavimentação poliédrica que está sendo realizada na Rua Santa Helena, do referido bairro.

De acordo com o Secretário da Defesa Civil de Picos, João Araújo, a rua estava totalmente danificada, o que dificultava o tráfego de carros. “Estamos fazendo aqui, uma grande obra, que é a Rua Santa Helena, que era calçada só a metade, e há anos estava bastante danificada, onde não trafegava mais carros, e já estamos com 70% da rua concluída”, explicou o Secretário

Secretário de Defesa Civil, João Araújo (Foto: Jackelany Vasconcelos)

O Secretário destacou ainda que a rua possui uma extensão de duzentos e vinte metros de cumprimento, com seis e sessenta de largura, o que dá aproximadamente dois mil metros de calçamentos.

Vale ressaltar que além da obra de pavimentação, a Prefeitura de Picos, na gestão do prefeito Gil Paraibano, realizou no bairro Morro da Macambira diversas obras que vão desde a instalação do Posto de Saúde do Morro da Macambira, denominado de Joana Macedo de Araújo, à reforma e ampliação da Escola Municipal Francisco José de Araújo.

ANEXO DE SAÚDE

Inaugurado em 15 de dezembro de 2021, o Anexo de Saúde trouxe melhorias significativas para os moradores do bairro Morro da Macambira, que antes se deslocavam até a UBS do bairro Ipueiras.

A Enfermeira Arlen Guimarães evidenciou o intuito da instalação do Anexo de saúde.

“A Secretaria Municipal de Picos criou esse Anexo com o objetivo de trazer melhorias para algumas localidades, que são: o Morro da Macambira, Vila Custódia, Taco do Morcego e Morro da Areia, com o intuito de ofertar médicos, enfermeiros e dentistas, uma equipe para atender essas pessoas”, falou a profissional da saúde.

Enfermeira Arlen Guimarães (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Arlen ainda afirma que desde a inauguração, diversas ações estão sendo realizadas para melhorar a estadia da população, como a promoção e prevenção da saúde.

“Agora em junho realizamos duas, uma palestra na Escola, em que as crianças foram beneficiadas com informações sobre dengue e chikungunya, e no final deste mês, realizamos o São João para os idosos, que era um momento de lazer e diversão, de atenção para eles. Então, nós estamos buscando realizar semanalmente ações que facilitem a vida deles, o acesso ao médico, aos exames, estamos também montando estratégias para outras localidades que não são tão próximas quanto ao Morro, para estarmos atuando em ações para hipertensos e diabéticos”, evidenciou a enfermeira.

Anexo de Saúde tem proporcionado condições de acesso aos serviços básicos de saúde para os moradores (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Ainda de acordo com a Enfermeira, o Anexo de Saúde realiza exames de prevenção, puericultura, pré-natal, atendimento hipertenso e diabético, reunião de equipe e atividades educativas para a sociedade. Além disso, conta com atendimento odontológico na quarta-feira, atendimento médico nas segundas e terças-feiras, e enfermeiros na terça, quarta e quinta. E o anexo funciona de segunda a sexta-feira, pela manhã e tarde.

REFORMA DA ESCOLA

A entrega da Escola reformada e ampliada aconteceu também no dia 15 de dezembro de 2021, e desde então, trouxe mais qualidade para recepcionar os alunos e funcionários da instituição.

Escola passou por reforma e reestruturação (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Diante disso, a Secretária da Escola Municipal Francisco José de Araújo, Danielle Silva destacou o que consistiu em reforma e falou sobre as melhorias que acarretou essa reforma e ampliação da instituição.

“Reformaram todo o teto, adicionaram o teto aqui no pátio, o que melhorou muito para os alunos para poderem lanchar, onde fizemos uma espécie de refeitório, a cantina foi ampliada, todas as salas foram reformadas e pintadas, e teve também a criação da diretoria que antes não existia, os banheiros também foram reformados, essas melhorias permitiram que aqui se tornasse um espaço melhor para nós gestores e para os alunos”, pontuou Danielle Silva.

Secretária da Escola Municipal Francisco José de Araújo, Danielle Silva (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!