Núcleo de Cidadania dos Adolescente (NUCA)

Prefeitura de Picos realiza primeiro encontro do Núcleo de Cidadania dos Adolescente (NUCA).

O encontro tem como objetivo apresentar o NUCA e mostrar quais são os trabalhos que serão realizados pelo Núcleo durante os próximos anos.

/ CCOM / sábado, 22 janeiro , 2022

A Prefeitura de Picos, por meio do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou na noite da última sexta-feira (21), o primeiro encontro do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). O evento aconteceu na Praça Josino Ferreira.

O primeiro encontro do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). Foto: Daniel Holanda.

O encontro tem como objetivo apresentar o NUCA e mostrar quais  são os trabalhos que serão realizados pelo Núcleo durante os próximos anos. A iniciativa faz parte das etapas do Selo Unicef, que orienta a formação dos núcleos nos municípios participantes.

O Coordenador Municipal da Juventude e Mobilizador do NUCA, Matusalém Almeida, falou sobre os trabalhos que serão desenvolvidos pelo NUCA em Picos. “ O NUCA é uma parceria  da Coordenação da Juventude com todas as secretarias no intuito de dar mais oportunidades para esses jovens, para que eles possam se inteirar  das políticas públicas que estão sendo desenvolvidas pelo município, e também possam ter mais oportunidades, seja na geração de estágio e na geração do primeiro emprego,  que muito importante”, explicou.

Coordenador Municipal da Juventude e Mobilizador do NUCA, Matusalém Almeida. Foto: Daniel Holanda.

A secretária de Educação e Articuladora do selo UNICEF em Picos, professora Noêmia Marques, esteve presente no  evento e destacou a importância da apresentação do NUCA: “ Esse é um momento muito importante, momento para mostramos a importância de proporcionar para nossos adolescentes os seus direitos. O NUCA é mais uma ferramenta para que a gente possa oferecer no nosso município uma vida digna e  uma educação de qualidade para nossos adolescente”.

Secretária de Educação e Articuladora do selo UNICEF em Picos, professora Noêmia Marques.

A estudante Larissa Santos contou que participar do NUCA é  uma forma de ganhar um  lugar na sociedade e ter direitos iguais. “Quero agradecer pela oportunidade e dizer que meu intuito é participar das ações do NUCA, como jovem mulher quero ocupar meu espaço na sociedade, ser respeitada e ter as mesmas oportunidades que os homens. Quero ter a oportunidade de estudar  e ao mesmo tempo ter uma oportunidade de estágio ou ter oportunidade do primeiro  emprego. Acredito que o NUCA vai  ajudar muito nessas conquistas “, disse.

Estudante, Larissa Santos.FOTO: Daniel Holanda.

As ações do Selo Unicef no município de Picos serão desenvolvidas de forma intersetorial, envolvendo várias pastas da administração municipal. As reuniões realizadas até o momento objetivaram fortalecer as metas do município relacionadas à Saúde, Assistência Social, Educação e outros setores essenciais.

Comissão intersetorial. Foto: Genilson Rodrigues.

Selo Unicef

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Para saber mais informações sobre o Selo Unicef acesse: http://www.selounicef.org.br/

Mais imagens!