NutriSUS

Programa Saúde na Escola (PSE) contempla mais de 350 crianças com o NutriSUS

CCOM / segunda-feira, 25 março , 2019

A Secretaria Municipal de Picos, através do Programa Saúde na Escola, iniciou a implantação do NutriSUS nas creches municipais para crianças de até quatro (04) anos. A atividade teve início no dia 21 deste mês (março) e a primeira escola contemplada foi a Creche Dr. Urbano Maria Eulálio, com a atuação da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) 1 A e a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Junco I.

Sachê com vitaminas e minerais.

“É importante que todas as crianças participem, pois é uma forma de prevenção de saúde. O sachê contém micronutrientes que são essenciais no desenvolvimento do público alvo (crianças), até essa faixa etária de 04 anos”, disse a Coordenadora do PSE, Iane Borges.

O sachê é aplicado na alimentação escolar pelas próprias merendeiras, que passaram por uma capacitação ministrada pelas nutricionistas do NASF, para realizarem o processo corretamente. No total, são 38 creches pactuadas no programa, totalizando mais de 350 crianças contempladas.

O NutriSUS é um programa criado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério do Desenvolvimento Social e consiste na adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças nas creches.