Projeto Avenida da Gente

Projeto Avenida da Gente teve início ontem

CCOM / domingo, 9 dezembro , 2018

A prefeitura de Picos deu início ontem à tarde (às 17 horas), ao projeto, Avenida da Gente. A inciativa, realizada na Avenida Beira Rio, visa criar espaços que possam ser ocupados pela sociedade local como forma de promover lazer às famílias.

Acesso ao projeto Avenida da Gente

“Que as famílias tenham aqui alguma forma de lazer, diversão e cultura. Aqui as famílias poderão assistir ao balé, ao teatro, ao cinema e a várias outras atrações culturais. É também uma via de mão dupla, onde os artistas locais podem se aprestar e o público picoiense possa assistir e se divertir”, comenta o prefeito Pe. Walmir Lima.

Prefeito Pe. Walmir Lima.

Com quatro horas de duração, o projeto traz artistas locais, além da exposição de barracas das próprias secretarias municipais com seus dotes técnicos. A inciativa acontecerá a cada dois meses, como reforça o Secretário de Cultura local, Iata Rodrigues.

Projeto oferece várias apresentações culturais

“A ideia é criar um ambiente favorável de visitação para as famílias. Assim, queremos repetir esse evento a cada dois meses. Acreditamos que no próximo mês de fevereiro de 2019 estaremos aqui novamente trazendo a família de Picos para se divertir”, explica.

Crianças se divertem nos pula-pula

Parcerias municipais

Dentro da programação do projeto referido, em que as secretarias municipais apresentam seus recursos técnicos, como entrega de mudas, aferição de pressão arterial, futebol de mesa, jogos de dama e xadrez, apresentação de cantores locais, apresentação de balé, contação de história, ou seja todo o aparato logístico e técnico da administração municipal em conjunto numa tentativa de promover maior conforto, segurança e lazer aos visitantes.

Futebol de mesa

Nesse contexto, o Secretaria de Esportes Adonai Venâncio e o prefeito Pe. Walimr Lima, fizeram a entrega de fardamentos esportivos à crianças do bairro Belo Norte, onde os mesmos participam de projeto voltado para o futebol de campo.

Prefeito Pe. Walmir Lima e secretário de esporte Adonai Venância fazendo entrega de fardamento

“São ações conjuntas que estamos promovendo junto às crianças carentes daquele bairro. Estregamos o fardamento das equipes para os garotos que participam do nosso projeto de futebol, além da entrega de cestas básicas para as suas famílias’”, comenta Adonai Venâncio Secretário de Esportes local.

Dona Ângela e seu filho recebem fardamento e cesta básica

Dona Ângela Santos, dona de casa, comenta que o projeto de esporte no bairro Belo Norte veio em momento certo pois colocou o seu filho numa prática esportiva, tirando-o de qualquer situação de risco.

“Muito boa a inciativa. O esporte é essencial para o ser humano e meu filho está entusiasmado”, conta alegre a dona de casa.

A dona de casa Vanusa de Sousa participou da primeira noite do projeto e conta a experiência de ver seu filho ouvindo histórias contadas de forma lúdica.

Barraca contação de histórias

“É interessante. Meu filo ficou muito entretido. Vou participar até o final e conhecer toas as exposições e serviços aqui prestados pela administração”, relata.

A Secretária de Educação de Picos, Rosilene Monteiro, reforça a parceria entre a prefeitura e suas secretarias quando do momento de dar vida ao projeto em questão.

Pessoas jogam damas

“Cada secretaria traz o que tem. É uma parceria fundamental para a cidade. Nós trouxemos, entre outros, o projeto de contação de histórias. Aqui, nós contamos histórias às crianças de forma lúdica, onde elas aprendem e interagem. Isso é muito saudável para o desenvolvimento delas”, avalia a secretária.

Pessoas assistem a uma apresentação de músicos da Secretaria de Cultura

E dentro de um contexto de ações voltadas para o social, a secretaria de meio ambiente trouxe um barraca conde foram entregues mudas aos visitantes.

Renato Silva recebe muda de graça

Renato Silva, técnico em ótica, conta que queria plantar um muda de cajueiro há algum tempo e recebeu de graça o que procurava.

“Vou agora prantar a muda de caju no meu quintal”, comenta.

Apresentação de balé

O Coordenador de Comunicação de Picos, José Neto Monteiro, disse que a incitativa é o começo de muitos outros projetos que visam promover lazer ao público picoense.

“Estamos dando o primeiro passo. Nós queremos que os picoenses tenham mais lazer e cultura. Esse tipo de projeto visa isso”, comenta.

O projeto Avenida da Gente é parte da programação pelos 128 anos de Picos.