QUARTO DIA

SaLiVaG discute os desafios das seleções de mestrado no Brasil

CCOM / sábado, 14 setembro , 2019

Mayara Ferreira

Como passar em um mestrado? Essa é uma pergunta que paira na cabeça de muita gente, que já concluiu a graduação e deseja seguir na vida acadêmica, por meio de estudos nas concorridas pós-graduações stricto sensu (mestrado e doutorado) brasileiras.

A discussão sobre os desafios das seleções de mestrado tomou o espaço de palestras do VII Salão de Livros do Vale do Guaribas, neste sábado (14). O professor doutor Orlando Berti foi quem conduziu o momento.

Após seis tentativas de aprovação nas seleções de mestrado, e também depois de experiências exitosas com mestrado, doutorado e pós-doutorado nas melhores instituições do país, o professor Orlando Berti compartilhou informações sobre os programas de pós-graduação no Brasil e fora dele. 

“Estão sobrando vagas. Mas isso por que estão faltando candidatos? Não. Muitas vezes, os candidatos não têm as estratégias necessárias para conseguir as vagas”, alertou o professor.

Quem participou, gostou, como a estudante Brenda Rodrigues. “A palestra envolveu muitos conteúdos em pouco tempo, com o foco principal no mestrado. Então, ajudou muito quem planeja fazer mestrado, mas ainda se sente distante”, considerou.

Acompanhe a cobertura em tempo real aqui.

Discussões sobre Torquato Neto

Outra palestra ministrada nesta manhã de sábado (14) teve como tema o renomado Torquato Neto, figura piauiense de destaque no cenário da cultura brasileira no século XX. 

O jornalista e escritor piauiense Kernard Kruel é a maior autoridade do Brasil sobre o assunto, ele apresentou seus conhecimentos sobre Torquato, com inquietação, reflexão, críticas e muitos questionamentos. “Torquato Neto é uma coisa gigantesca, a vida dele pode ser explorada de muitas formas. Gosto de partir de questionamentos”, ressaltou.

Outras atividades

Além das palestras (exclusivas als inscritos), estandes de livros, exposição de arte, lançamento de livros e atividades culturais voltadas ao público infantil fazem parte da programação do SaLiVaG de forma gratuita.

Hoje (14), mais palestras serão realizadas nos turnos da tarde e noite, encerrando o sábado com apresentações musicais das bandas Ensaio Aberto e Catedral.