Reunião

O encontro aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura para discutir os objetivos da REPAC.

Representantes da Prefeitura de Picos participam de reunião com integrantes do IBGE para discutir o Censo Demográfico de 2022 (Foto: Fátima Miranda)

/ CCOM / terça-feira, 19 outubro , 2021

Nesta segunda-feira, 18 de outubro, representantes da gestão municipal e das Secretarias de Educação, Saúde, Agricultura e Cultura reuniram-se com integrantes do IBGE na sede da Prefeitura Municipal, para discutir as estratégias de divulgação do Censo Demográfico de 2022. O Censo é a pesquisa que retrata a realidade populacional de cada município.

Participaram da reunião, os Secretário Marcelo Nordeste (Cultura) e Mazukiel Alves (Agricultura), além de representantes de outras Secretarias. Assim como, a reunião contou com a presença do Sr. Antônio Gomes, que na oportunidade representou o Prefeito, Gil Paraibano, além do Presidente da Câmara de Vereadores, o Vereador Chaguinha.

De acordo com a Coordenadora de Área do Censo Demográfico do IBGE e Chefe da Agência de Picos, Jannete Maria de Jesus, a reunião foi voltada para discutir os objetivos da REPAC: “Nessa reunião a gente tratou os objetivos da REPAC (Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico), nós trouxemos para os membros que participaram da reunião, a preparação do Censo Demográfico, pois o IBGE busca a transparência no trabalho do Censo”, explicou a Coordenadora.

Coordenadora de Área do Censo Demográfico do IBGE e Chefe da Agência de Picos, Jannete Maria de Jesus (Foto: Fátima Miranda)

Objetivos da REPAC

Informar autoridades e representantes da sociedade sobre o Censo Demográfico 2022; Reforçar a importância do Censo Demográfico 2022 para o planejamento público e privado;  Informar que os dados do Censo Demográfico 2022 servirão como base para o Fundo de Participação dos Municípios – FPM; Informar sobre como e quando será feito o trabalho em campo, e reconhecer a equipe do IBGE; Acompanhar as etapas do censo, com vistas a garantir a total cobertura do território e a qualidade dos dados coletados; Ajudar o IBGE na divulgação dos processos seletivos, bem como a obter postos de coleta e locais de treinamento e Ajudar na divulgação do censo para a sociedade.

Por fim, a Coordenadora de Área do Censo Demográfico do IBGE, Janete Maria de Jesus, falou sobre a data de inicio da aplicação dos questionários e explicou os dois tipos de questionários que serão utilizados. “A coleta do Censo Demográfico 2022 será realizado de junho a agosto do próximo ano, serão dois questionários o Básico e Amostra. O Básico conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Já o Amostra além de incluir os requisitos presentes no Básico, existe outros mais detalhados”, finalizou a Coordenadora.

Confira mais imagens!