SALIVAG

Salão do livro de 2016 homenageará a escritora Maria de Jesus Martins

CCOM / sexta-feira, 27 maio , 2016

Mayara Ferreira

O Salão do Livro do Vale do Guaribas (Salivag) deste ano homenageará a escritora Maria de Jesus Martins pela atuação expressiva em relação à cultura do município de Picos. A poetisa deixou como legado três livros, que foram publicados recentemente.

IMG-20160527-WA0008 (640x360)

De acordo com a secretária de Educação de Picos, Rosilene Monteiro, o nome surgiu a partir de uma avaliação sobre a contribuição que deu à educação e à cultura. “Este ano, foi unânime a escolha de Maria Jesus Martins. É uma honra e um orgulho para nós homenagearmos, no 4º salão do livro, uma mulher, escritora, poetisa que deu grande contribuição para a cultura do Município”, destaca a secretária.

Para o irmão da homenageada, Adelmar Martins, a escolha da Prefeitura de Picos soa como reconhecimento. “Recebemos esse convite com muita alegria, pois nossa irmã ganhará homenagem nesse evento de grande importância. Estamos agradecidos e cientes de que essa homenagem é mais do que justa. Felicitamos afetivamente a administração por essa iniciativa”, enfatiza.

IMG-20160527-WA0011 (477x640)

Idealizado pelo então secretário de Educação Pe. Walmir Lima, o primeiro salão do livro homenageou o escritor Fontes Ibiapina, em 2013. Já no segundo ano, o tributo foi para o professor Ozildo Albano; enquanto no salão do ano passado foi ao professor José Bispo.

Pe. Walmir Lima, hoje prefeito de Picos, ressalta que a proposta do evento é valorizar as pessoas que contribuíram como o fomento da cultura picoense. “Nomes que apresentamos como riqueza da nossa história, do nosso município e, ao mesmo tempo, como incentivo a outros escritores e à cultura da cidade de Picos”, ressalta.

IMG-20160527-WA0006 (640x360)

O Salão do Livro do Vale do Guaribas é realizado anualmente em Picos, com feira de livros, palestras, apresentações culturais, Circo das Letras e exposições. O evento literário deste ano está previsto para acontecer no início do segundo semestre.