Setembro Amarelo

Saúde irá promover ações em alusão ao setembro amarelo

CCOM / quinta-feira, 6 setembro , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação de Saúde Mental realizará uma caminhada em alusão ao setembro amarelo, mês de combate ao suicídio. A ação será na sexta-feira (21) e terá início as 07h30m da manhã.  A concentração será em frente ao Fórum de Picos e o destino final é a Praça Félix Pacheco.

Setembro Amarelo

O objetivo da caminhada é compartilhar informações ligada ao tema para ajudar a sociedade a desmistificar os estigmas e os tabus em torno do suicídio e contribuir no enfrentamento desse grave problema.

O evento contará com vários segmentos e dispositivos de serviços do município, como a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) através do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Estratégias de Saúde da Família, equipe do NASF, equipe dos CAPS, UFPI e o Sesc Senac.

“A importância do evento é desmistificar sobre a temática, sobre o suicídio, aproximar e despertar entre as pessoas um olhar a escuta, o sentimento de amor ao próximo e sensibilização com a causa, porque o suicídio pode sim ser patológico, e promover espaços de escutas entre os profissionais e a população”, disse a Coordenadora de Saúde Mental Santyla Brandão.

Ainda segundo a Coordenadora de Saúde Mental, durante o mês de setembro haverá algumas rodas de conversas, palestras e encontros entre profissionais do CAPS e NASF nas Estratégias de Saúde da Família, na comunidade referindo e aproximando o tema, desmistificando alguns conceitos e alguns estigmas.