Campanha prorrogada

Saúde prorroga campanha de vacinação contra Sarampo e Poliomielite até quinta (06)

CCOM / segunda-feira, 3 setembro , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação de Imunização, prorrogou a campanha de vacinação contra Sarampo e Poliomielite até a próxima quinta-feira 06 de setembro.

As vacinas estão sendo distribuídas nos postos onde há sala de vacina fixa. Ao total são 10 postos, sendo eles Aerolândia, Belinha Nunes, Cecília Neri, Morada do Sol, Belo Norte, Ipueiras, Paim, Antenor Neiva, Passagem das Pedras e Junco.

vacinação contra Sarampo e Poliomielite

“O Ministério da Saúde orientou, porém muito em cima da hora, para realizar um dia D no sábado, mas por questão de logística não tivemos como articular. Resolvemos prorrogar até o dia 06, já que na sexta será feriado” disse Valdivânia Pacheco Coordenadora de Imunização.

vacinação contra Sarampo e Poliomielite

CASOS DE SARAMPO

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Até o dia 21 de agosto, foram confirmados 1.087 casos de sarampo no Amazonas, e 6.693 permanecem em investigação. Já o estado de Roraima confirmou 300 casos da doença e 67 continuam em investigação. Entre os confirmados, 9 casos foram atendidos no Brasil e estão recebendo tratamento, mas residem na Venezuela.

Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017.  Alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (2), Rio de Janeiro (18); Rio Grande do Sul (16); Rondônia (1), Pernambuco (2) e Pará (2). O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário aos Estados. Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados.