Combate ao Fumo

Saúde realiza ação em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo

CCOM / quarta-feira, 29 agosto , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação de Tabagismo realizou na tarde desta quarta-feira (29), um evento em alusão ao Dia Nacional do Combate ao Fumo. A ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cecília Neri, no bairro São José.

Ação de combate ao fumo

O encontro teve como tema “Com o coração não se brinca. Faça a melhor escolha para a sua vida, não fume”. Foram explanados os malefícios do fumo contínuo com palestras e roda de convivência ministradas pela Coordenadora Municipal de Controle ao Tabagismo, Micherlla de Brito. Toda a UBS estava participando, juntamente com os usuários que estão na luta contra o fumo.

“Cada vez mais vem crescendo o número de doenças cardiovasculares, o principal deles é o infarto do miocárdio, angina e os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC). Então essa campanha ela é de muita importância para o município de Picos, porque muita gente está deixando de fumar”, disse a Coordenadora Municipal de Controle ao Tabagismo.

Ação de combate ao fumo

Gilzicléia Oliveira, que trabalha de forma autônoma já fumou durante 23 anos, e frequenta o programa há um mês e quinze dias.

“Basta colocar na cabeça e se determinar, depois que começa o tratamento não dá vontade de fumar, pois o adesivo está aqui. Essa iniciativa é ótima para nossa saúde.

Ainda segundo Micherlla de Brito, mais de 300 pessoas fizeram adesão ao programa e uma base de 180 a 200 pessoas já deixaram de fumar durante os 4 anos de programa na cidade de Picos.