Setembro Amarelo

Saúde realiza caminhada pela valorização da vida com centenas de participantes

CCOM / sexta-feira, 21 setembro , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação de Saúde Mental realizou na manhã desta sexta-feira (21), uma caminhada em alusão ao Setembro Amarelo mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

“O objetivo da caminhada é a conscientização sobre a temática, a união dos profissionais da rede de educação, saúde, assistência social e algumas escolas para mobilizar e tirar esses estigmas e sensibilizar a população a respeito dos sintomas, alertando e trabalhando a prevenção”, explica a coordenadora de Saúde Mental Santyla Brandão.

O combate e prevenção ao suicídio é trabalhado durante todo o ano, mas no mês de setembro as secretarias e Unidades de Saúde intensificam as ações voltadas a temática expondo a realidade realizando a escuta qualificada e orientações.

O secretário de saúde Waldemar dos Santos Júnior, o Dr. Júnior, destaca “Estamos na luta juntamente com toda a nossa secretaria apoiando essa caminhada de conscientização e acompanhamento para que a população diminua o número de vítimas, já que Picos é uma das cidades com mais casos no Piauí e mostrar para as pessoas que estão precisando de apoio que estamos aqui para dar apoio” disse.

Uma das escolas participantes do evento foi o Senador Nilo Coelho (SESI), a diretora Francisca das Chagas fala sobre a importância da caminhada para os seus alunos “A nossa participação é de suma importância considerando que ano passado no mês de novembro tivemos a perca de um aluno vítima de suicídio e hoje é com muita emoção que fazemos parte dessa caminhada em favor da vida e dizendo que viver é sempre a melhor opção” disse.

Estiveram presentes na caminhada profissionais de saúde, escolas do município da rede pública e privada, CREAS, CRAS, CAPS ad, o Conselho Tutelar e a população em geral.

A caminhada teve inicio no FORUM de Picos, percorrendo a avenida Getúlio Vargas até a praça Felix Pacheco, onde se encerrou o ato com apresentações musicais do Grupo Cem e o Grupo Sinfonia da Secretaria Municipal de Cultura.

ESTAGIÁRIA: Vitória Ellen