Tuberculose

Saúde realizará nesta sexta-feira(29) ações de combate à Tuberculose

CCOM / quinta-feira, 28 março , 2019

A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de controle à Tuberculose, realizará nesta sexta-feira (29), uma atividade educativa direcionada ao publico geral. O evento acontecerá na Praça Josino Ferreira à partir das 08:00h.

“O objetivo dessa campanha é justamente mobilizar a população no combate à Tuberculose, através de orientações sobre a doença, seus principais sintomas, além de identificar sintomáticos respiratórios (pessoas que estejam com tosse por mais de três semanas), que é um dos principais sintomas da Tuberculose e sinal de alerta. Com isso venho convidar a população em geral, profissionais e estudantes para participarem da nossa campanha, sexta -feira na praça Josino Ferreira, a partir das 8:00h, pois com o apoio de todos vamos acabar com a Tuberculose”, ressalta a Coordenadora Municipal de Combate a Tuberculose, Layla Luz.

Coordenadora Municipal de Combate a Tuberculose, Layla Luz

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada pelo “bacilo de Koch” que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo. A transmissão é aérea, ela não é transmitida pelo compartilhamento de roupas, lençóis, copos e outros objetos. Tuberculose tem cura.

Em Picos, só nos primeiros meses desse ano de 2019, já foram confirmados 07 novos casos de tuberculose, sendo 05 casos pulmonares bacilíferos e 02 casos extrapulmonares (ganglionar e pleural). A campanha tem como objetivos aumentar a conscientização sobre a doença, intensificar as ações de controle da tuberculose e divulgar a disponibilidade do serviço gratuito na rede pública.

A Secretaria de Saúde, conta com o apoio do Posto de Assistência Médica ( PAM) e das Unidades Básicas de Saúde.