Dia Mundial de Combate a Tuberculose

Secretaria de Saúde realizará Semana de Conscientização no Combate a Tuberculose

CCOM / sábado, 23 março , 2019

Em alusão ao dia 24 de março, Dia Mundial de Combate a Tuberculose, a Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará na próxima semana, entre os dias 25 e 29/03, uma Campanha direcionada a população em geral, sobre a Tuberculose. No dia 29 de março será desenvolvida uma atividade educativa na Praça Josino Ferreira à partir das 8;00h.

A campanha tem como objetivos aumentar a conscientização sobre a doença, intensificar as ações de controle da tuberculose e divulgar a disponibilidade do serviço gratuito na rede pública. A Secretaria de Saúde, conta com o apoio do Posto de Assistência Médica ( PAM) e das Unidades Básicas de Saúde.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada pelo “bacilo de Koch” que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo. A transmissão é aérea; ela não é transmitida pelo compartilhamento de roupas, lençóis, copos e outros objetos.

Em Picos, só nos primeiros meses desse ano de 2019, já foram confirmados 07 casos novos de tuberculose, sendo 05 casos pulmonares bacilíferos e 02 casos extrapulmonares ( ganglionar e pleural).

De acordo com a Coordenadora Municipal de Controle à Tuberculose, Layla Luz, todas as Unidades de Saúde estão preparadas para orientar sobre a doença, além de direcionarem as pessoas para a realização de um dos exames que diagnostica a Tuberculose, que é a Baciloscopia de Escarro (BAAR) no PAM. “Toda pessoa que apresentar tosse com secreção ou sem secreção, por três semanas ou mais, associada ou não com febre no fim do dia, perda de peso, suor noturno, falta de apetite, fraqueza, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento que é gratuito e dura no mínimo 6 meses”, orienta.

Tuberculose tem CURA.