Dia da Mulher

Secretarias de Assistência Social e Saúde promovem homenagem para as mulheres da Penitenciária Feminina de Picos

A ação aconteceu na sede da Penitenciária e contou com a participação dos colaboradores do órgão.

/ CCOM / quinta-feira, 9 março , 2023

Na tarde desta quinta-feira (09), a Prefeitura de Picos, por meio das Secretarias de Assistência Social e Saúde, promoveu uma ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, para as reeducandas da Penitenciária Feminina Adalberto de Moura Santos.

A ação consistiu em uma palestra ministrada pela Psicóloga Lucineide Sousa, e em um momento de descontração e dança, com a Educadora Física da Semtas, Valéria.

A Assistente Social da Semtas, Joyce Íris, falou acerca do objetivo da ação. “Quando a equipe da Secretaria pensou em homenagear as mulheres, logo a Secretária Wiânika pensou nas mulheres que estão cumprindo medida prisional, pois elas muitas vezes são esquecidas pela sociedade e é muito importante que elas estejam recebendo esse momento de cuidado e carinho, que elas também são valorizadas enquanto mulheres e que elas podem superar essa trajetória difícil que estão enfrentando hoje. Então isso, é muito importante para ressocialização delas, para que elas sejam vistas com uma perspectiva diferente. Então, hoje, a gente está aqui proporcionando juntamente com a Secretaria de Saúde, psicólogos, enfermeiros, esse momento de descontração Com lanches e lembrancinhas para que elas se sintam homenageadas também”, explicou a Assistente Social.

Assistente Social da Semtas, Joyce íris (Foto: Jackelany Vasconcelos)

A psicóloga e palestrante, Lucineide Sousa, ressaltou a importância da ação no que se refere a saúde mental e o cuidado para essas mulheres. “É uma atividade extremamente importante para as mulheres, é um momento que a gente consegue potencializar algumas habilidades, ajudar essas mulheres a resgatar a autoestima que também é importante. E falamos da importância do autocuidado, sobre essas questões de elas terem a prática do cuidado, tanto do emocional, em que trouxemos uma temática nesse sentido, físico, trouxemos a dança para elas, porque o movimento, entendemos que é cura também”, pontuou.

Psicóloga Lucineide Sousa (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Veja mais imagens!