MEIO AMBIENTE

SEMAM abre inscrições para concursos de fotografia e reportagem

CCOM / terça-feira, 22 maio , 2018

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos (SEMAM), através do Departamento de Educação Ambiental, torna público o III Concurso de Eco-fotografia e II Concurso de Reportagens Especiais Inéditas da SEMAM, com abertura de inscrições até o próximo dia 30 de maio. O objetivo é estimular a produção fotográfica e jornalística com a temática ambiental.

As fotografias devem abordar a temática “Belezas hídricas da região de Picos”, enquanto as reportagens devem tratar sobre o tema “Ocupação irregular de praças em Picos”. Os dois concursos fazem parte das atividades alusivas à Semana de Meio Ambiente 2018, que será realizada entre os dias 4 e 5 de junho, no SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), em Picos.

III CONCURSO DE ECO-FOTOGRAFIA – SEMAM

II CONCURSO DE REPORTAGENS ESPECIAIS – SEMAM

Conforme edital, a seleção das fotos levará em consideração critérios estéticos da imagem produzida, tais como enquadramento, luz, foco, composição, cores, a proposta artística transmitida pelo fotógrafo, bem como demais atributos/critérios porventura determinados pela Comissão Julgadora. É aconselhável evitar o uso de recursos de edição e manipulação de fotos que alterem as características naturais dos elementos registrados na foto.

Já as reportagens inscritas poderão ter um ou mais autores. A premiação, no entanto, será por trabalho, ou seja, prêmio único por categoria, podendo ser dividido entre os profissionais envolvidos na realização do texto noticioso.

A seleção será realizada por Comissão Julgadora indicada pela equipe da SEMAM e do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM), composta por três pessoas com boa representatividade e conhecimentos específicos. Os trabalhos serão julgados antes da Semana de Meio Ambiente 2018, que ocorrerá entre os dias 3 e 5 de Junho.

PREMIAÇÃO

O resultado do concurso será divulgado no último dia de evento, 5 de Junho, durante a solenidade de encerramento da Semana de Meio Ambiente. Os participantes com fotografias e/ou reportagens vencedoras serão premiados com uma câmera semiprofissional e um smartphone, para os primeiros e segundos lugares, respectivamente, nos dois concursos.

O EVENTO

A programação da Semana do Meio Ambiente conta com palestras e mesas redondas, discutindo a implementação de tecnologias sustentáveis pelas empresas e conscientizar a população sobre a importância de integrar os hábitos diários a prática de atitudes sustentáveis. As inscrições para o evento serão abertas no dia 21 de maio.

SEMAM promove Semana do Meio Ambiente nos dias 4 e 5 de junho