Poluição Sonora

SEMAM inicia operação conjunta de combate a poluição sonora no município

CCOM / sexta-feira, 14 setembro , 2018

Por Maycon Brenno

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), em parceria com a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (STTRAM) e com a Policia Militar, realizou na manhã desta sexta-feira, 14 de setembro, na Praça Felix Pacheco, a primeira blitz da operação de combate à poluição sonora no município.  O objetivo da fiscalização girou em torno de autuar os carros de propaganda volante para verificar a regularização de cada veículo junto a SEMAM.

Equipe da SEMAM, STTRAM e Policia Militar estiveram envolvidos nas ações.

A fiscalização contou com quatro fiscais ambientais, que autuaram diversos veículos de propaganda volante da cidade que circulavam na manhã desta sexta-feira. Na ocasião, cerca de 12 carros foram parados pelos fiscais para verificação da licença ambiental expedida pela SEMAM. Dos 12 veículos, 9 estavam em situação irregular quanto aos sons de propaganda volante.

Os veículos que fazem a propaganda volante no município devem obedecer ao volume permitido em lei, como também os horários permitidos para propaganda, que são das 8hrs às 12hrs, e das 14hrs às 18hrs.

Abordagem realizada pelos Fiscais Ambientais em parceria com a Policia Militar e STTRAM.

Segundo o Fiscal Ambiental, Regis Feitosa, reuniões já foram realizadas para debater o trabalho de fiscalização que seria feito. “A gente já havia feito algumas reuniões com a Policia Militar no intuito de ver a questão da regularização dos carros de propaganda volante, e também da documentação, que ficou com a STTRAM e a Policia Militar, no intuito de regulamentar os serviços irregulares que já vem há um tempo causando problemas à população”, disse o Fiscal.

De acordo com o Capitão Elias, Relações Públicas do 4ªBPM, a Policia Militar possui essa parceria com os órgãos da administração municipal, onde destaca qual o trabalho da Polícia na operação. “A Policia Militar tem uma grande parceria com os órgãos da administração da Prefeitura Municipal de Picos, tanto na parte com a Secretaria de Trânsito como da SEMAM, pois juntos estamos somando forças para combater o crime de abusos sonoros no nosso município, por tanto a Polícia Militar participa desse momento em caso de que encontre algum veículo com documentação irregular”, explicou o Capitão.

Equipe de Fiscais Ambientais da SEMAM.

O Coordenador de Fiscalização, Joaquim Guedes, destaca a importância da parceria da STTRAM com a SEMAM e sobre a necessidade da realização da blitz. “ Nós temos por força de lei que fazer o controle da poluição sonora, é um combate a poluição sonora, que prejudica e muito a sociedade, no município de Picos nós temos a SEMAM, que busca essa parceria com a STTRAM e com apoio da Policia Militar para o combater a poluição sonora, e é importante a comunidade entender que o ruído acima de 80 decibéis vai prejudicar a audição de qualquer pessoa, principalmente das crianças” finalizou o Coordenador.

A SEMAM realizará ainda ao decorrer do mês, outras abordagens de fiscalização, como também em festas e lojas do município de Picos.