Poluição Sonora

SEMAM inicia operação conjunta para combater poluição sonora

CCOM / quarta-feira, 29 agosto , 2018

Por Maycon Brenno

A Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) realizou na última sexta-feira, 24 de agosto, a primeira reunião de combate a poluição sonora, juntamente com alguns órgãos da cidade de Picos, como Policia Rodoviária Federal (PRF), Policia Militar e Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (STTRAM). A reunião teve o objetivo de debater e discutir estratégias de combate a poluição sonora no município.

O encontro procurou integrar forças da SEMAM juntamente com outros setores de Picos para resolver a problemática da poluição sonora na cidade. Baseado na reunião, está sendo elaborado um plano de combate à poluição sonora, que envolve os carros de propaganda volantes, comércios e eventos em geral na cidade.

Participaram da reunião representantes da PRF, Policia Militar e STTRAM.

Participou da reunião também a representante da empresa VIP Leilões, com intuito de que, diante do que for estabelecido, ou de alguma irregularidade por lei, seja usado o local da empresa como um depósito, caso seja necessário apreender algum veículo de propaganda volante.

De acordo com a Educadora Ambiental Nilma Nascimento há em lei o regulamento que garante a propaganda volante de forma correta. “Nós temos uma lei de poluição sonora que dita como ser regulamentado esse serviço de propaganda volante de carros, motos e bicicletas, mas a gente está passando por alguns problemas, de excesso de poluição sonora, de falta de cumprimento da lei”, disse a educadora.

As educadoras ambientais Nilma Nascimento e Ruthy Costa também estiveram na reunião.

Segundo o Primeiro Inspetor de Trânsito, Raimundo Nonato de Sousa da Silva, a reunião foi de fundamental importância para melhorar a fiscalização dos veículos de propaganda volante. “A reunião que tivemos foi de fundamental importância, pois podemos reunir vários órgãos com intuito de melhorar a fiscalização dos veículos que usam som, sobretudo aqueles que usam o som de maneira deliberadamente errada”, disse o Inspetor.

O Inspetor ainda destacou sobre a ação conjunta entre os órgãos. “Com essa ação conjunta com a SEMAM, PRF e Policia Militar, podemos fazer operações de blitz, e não só autuar, mas também recolher esses veículos que estão agindo de maneira inadequada, então foi uma reunião muito produtiva e muito importante para a sociedade, para que nós possamos fazer com que a lei funcione, então é muito importante promover ações como essa em conjunto, para que possamos unir nossas forças e que cada um, de acordo com sua competência, execute melhor o trabalho”, finalizou.