Capoterapia

SEMTAS promove dia de lazer com idosos do grupo de Capoterapia

CCOM / terça-feira, 20 março , 2018

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) que tem à frente a secretária Glória Saunders realizou na última segunda-feira (19), atividade de Capoterapia no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Morada do Sol.

O dia de lazer foi acompanhado pela coordenadora Maria dos Remédios, a orientadora Ednalva Santos e o professor de Capoterapia Denis Costa e contou com dinâmicas que desenvolvem a coordenação motora e atividades físicas. “Trabalhamos com vários grupos, crianças, jovens, adolescentes e idosos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) que agrega também as mulheres”, comentou a coordenadora.

A Capoterapia é uma terapia alternativa onde se utiliza elemento da capoeira adaptada para pessoas sem hábito de prática de atividade física ou esportiva, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais do praticante.

BENEFÍCIOS DA CAPOTERAPIA

A prática do esporte como a capoeira ou a capoeira adaptada (Capoterapia), gera aumento da produção de endorfina (substância própria do nosso corpo) que reduz o efeito analgésico, excitante e tranqüilizante estimulando sempre a constante prática do exercício. Diferente dos outros esportes anaeróbicos, além da hipertrofia muscular, associado a isso, a prática da capoeira aumenta a flexibilidade e alongamento da musculatura, trazendo agilidade ao praticante. A capoeira também gera uma melhora da “performance” cárdio-respiratória, desenvolvendo a musculatura cardíaca e aumentando a capacidade pulmonar, ou seja, gerando uma maior resistência aeróbica ao praticante.

Por: Vitória Ellen – Estagiária 

Mais Imagens