SEMTAS realiza Oficina para profissionais da Assistência Social

CCOM / segunda-feira, 21 agosto , 2017

A Prefeitura de Picos através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) iniciou na manhã desta segunda-feira, dia 21, oficina de atualização voltada para profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e demais atores da rede de atendimento socioassistencial.

A capacitação que acontece no Centro Administrativo terá a duração de três dias (21, 22 e 23 de agosto) e tem como objetivo principal atualizar os profissionais visando contribuir para o aperfeiçoamento dos técnicos e para um bom atendimento ao público.

De acordo com a Secretária do SEMTAS, Glória Saunders, a capacitação deverá atender a todos os técnicos tanto do CREAS quanto do CRAS e mais 25 profissionais da macrorregião. “Esperamos que a capacitação venha para somar na qualidade dos serviços, e quem ganha com isso é a população que tem a necessidade de ser assistida pelo CREAS e CRAS. Nós sabemos que a nossa carência é muito grande e estamos buscando outro centro de referência para cidade”.

A coordenadora da Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Fernanda Soares destaca que a capacitação não é apenas restrita a profissionais dos CREAS, mas também estarão estendendo a outros atores que de alguma maneira atendem a essas demandas de Média Complexidade como conselheiros tutelares, assistentes sociais e psicólogos de CRAS.

“A média complexidade trabalha com a violação dos direitos, então quem é o público do CREAS? São todas aquelas pessoas que sofreram alguma espécie de violência: uma criança explorada sexualmente, uma mulher vítima de violência doméstica, pessoas em situação de rua, idosos vitima de violência. O intuito da capacitação é levar nossos conhecimentos para os técnicos que fazem esse atendimento para que ele melhore ainda mais.” ressalta a coordenadora Fernanda Soares.

Anacleto Bomfim, participante da oficina de atualização fala sobre a importância do curso. “É de grande importância porque tiramos nossas dúvidas, vemos coisas novas e conhecemos algumas mudanças que acontecem no dia a dia para que possamos prestar um melhor serviço na área social”.

CRONOGRAMA DA CAPACITAÇÃO

1ª DIA

08:00h – Credenciamento

08:15h – Abertura

08:30h – Aula 01: Resgate histórico, contextualização e caracterização da Política de Assistência Social: avanços e desafios.

12:00h – Intervalo

14:00h – Aula 02: A Família no Contexto das  Proteções Sociais Afiançadas.

18:00h – Encerramento

2ª DIA

08:00 h – Aula 03: CREAS: papeis e competências

12:00 h – Intervalo

14:00 h – Aula 04: Discutindo sobre o território, Vulnerabilidade e Risco Social.

18:00 h – Encerramento

3ª DIA

08:00 h – Aula 05: Planejamento, gestão e avaliação no âmbito do CREAS.

11:00 h – Aula 06: Discutindo sobre violência  de direitos.

12:00h – Intervalo

14:00h – Aula 07: A  Importância da  Ética no trabalho em equipe.

16:00h – Dinâmica de Avaliação

18:00h – Encerramento