Tratamento contra o tabagismo

TABAGISMO: Saiba dos malefícios e como receber o tratamento gratuito

CCOM / quinta-feira, 12 julho , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Tabagismo e em parceira com os profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), realizam tratamento contra o tabagismo na cidade de Picos.

Campanha contra o Tabagismo

Para ter acesso ao tratamento, os usuários devem se dirigir a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e fazer o cadastro para o tratamento. Feito isso, o tratamento se inicia e o paciente passa por três meses de medicação e terapia.

O acompanhamento é feito pelos médicos, enfermeiros e profissionais do NASF, que abordam a sensação do cigarro.

Atualmente são 5 unidades disponibilizando o tratamento para os fumantes, sendo elas Morrinhos, Fátima do Piauí, Belinha Nunes I, Cristovinho e Antenor Neiva.

“Agora dia 29 de agosto é o dia nacional de combate ao fumo, e é um dia muito importante, pois saberemos do quantitativo de fumantes que está cada vez mais diminuindo. No ano passado, em 2017, o estado do Piauí teve uma grande redução no número de fumantes e ficamos com 11%” disse Micherlla de Brito, Coordenadora do programa de Tabagismo.

As medicações e protocolos clínicos são enviados da Secretaria Municipal de Saúde para as 36 unidades que fazem o tratamento, mas são separadas de acordo com a quantidade de insumos.

Os principais malefícios do tabaco são câncer, derrame, impotência, doenças pulmonares, doenças cardiovasculares e 48 substâncias cancerígenas.

O tratamento é feito nas próprias Unidades Básicas de Saúde, e quando os pacientes se direcionam para secretaria logo são encaminhados a uma UBS mais próxima de sua residência.