Alerta

Vigilância Sanitária alerta sobre cuidados com alimentação no carnaval

CCOM / quarta-feira, 27 fevereiro , 2019

O carnaval está chegando e para que os foliões brinquem o Carnaval com saúde, a Secretaria  de Saúde de Picos, por meio do Departamento Vigilância Sanitária do Município (DIVISA) dá algumas dicas sobre os cuidados com a alimentação durante esse período.

Durante todas as noites do período carnavalesco uma equipe da DIVISA vai estar fiscalizando os produtos oferecidos aos foliões. Objetivo é intensificar as inspeções sanitárias e minimizar os riscos da população durante os dias de folia e com isso, possibilitar aos foliões, um atendimento com qualidade e segurança.

” Durante os dias, vão estar trabalhando três profissionais. Antes de começar as festividade eles vão passar em todas as barracas olhando a validade, higiene e manipulação dos produtos”, ressaltou a Coordenadora da DIVISA, Lúcia Albuquerque.

Coordenadora da DIVISA, Lúcia Albuquerque

O folião também deve prestar atenção nas condições de higiene dos estabelecimentos e equipamentos usados pelos mesmos. “ O que a gente faz, que é importante, e até pedimos para que os foliões  observem a higiene das barracas que eles vão comprar algum produto, observem o lacre das garrafas minerais e o isopor dos vendedores se estão limpos”, alertou a coordenadora.

Outra orientação importante é nunca comprar alimentos com procedência duvidosa. “é muito importante verificar o prazo de validade dos produtos, e dê preferencia, se for usar ketchup ou maionese aos saches porque eles são mais difíceis de se contaminarem”, orientou a coordenadora.

Para finalizar, as pessoas devem ficar atentas à exposição dos alimentos. Eles devem ser acondicionados em recipientes adequados e não devem ser adquiridos se apresentarem embalagens sujas, com vazamentos, enferrujadas, amassadas ou estufadas.

Serão fiscalizados os estabelecimentos que manipulam e comercializam alimentos, como bares, barracas, restaurantes, entre outros.