Zoonoses

Zoonoses imuniza mais de 230 animais na Morada Nova

CCOM / segunda-feira, 26 novembro , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Zoonoses realizou no ultimo sábado (24) no conjunto habitacional da Morada Nova, uma ação de vacinação antirrábica para caninos e felinos. Além das vacinas foram realizados testes rápidos de calazar. A ação aconteceu em dois locais: em frente a igreja católica e na quadra poliesportiva.

Vacinação no Bairro Morada Nova

Segundo Agenor Martins, coordenador do Centro de Zoonoses, um total de 236 animais foram imunizados. “Consideramos os resultados da ação programada e realizada no Morada Nova como positivos, pois obtivemos um acréscimo de um percentual de 25% sobre os animais imunizados na campanha anterior naquela localidade” disse o coordenador.

Vacinação no Bairro Morada Nova

Ainda segundo Agenor Martins, foram realizados também 134 testes rápidos para o diagnóstico do calazar canino, deste total 31 cães foram considerados reagentes para a doença. Todos os proprietários dos animais reagentes foram orientados por técnicos do Centro de Controle de Zoonoses sobre os procedimentos que deveriam adotar.

Com o objetivo de diminuir as doenças nos animais e na população, a equipe do Zoonoses efetuou e as vacinas a todos os animais do bairro que compareceram aos locais de vacinação. Foram imunizados 68 gatos e 168 cães.

A raiva é uma doença que não existe tratamento específico e pode ser fatal para os animais e também para o homem. Por isso, é importante a vacinação dos animais.