SUSTENTABILIDADE

Bairro São Vicente é contemplado com palestra sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade

CCOM / sexta-feira, 8 julho , 2016

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) tem intensificado o ciclo de palestras que é realizado nas escolas. Nessa linha de atuação, na manhã da última terça-feira (05/07) mais uma palestra sobre “Meio Ambiente e Sustentabilidade na Escola” foi realizada com êxito. Dessa vez a escola Coronel Francisco Santos, localizada no bairro São Vicente, foi a contemplada.

Educadora Ambiental, Nilma Nascimento. Foto: Ascom

A palestra foi ministrada pela educadora ambiental da SEMAM, Nilma Nascimento. Participaram da mesma professores, coordenadores, diretores, alunos e alguns pais e colaboradores da instituição. O objetivo da palestra, assim como várias outras que já foram realizadas no decorrer do semestre, foi instigar os alunos a trabalharem com conceitos e conhecimentos voltados para a reciclagem e uso sustentável de recursos naturais

DSCN2600

Diretora da escola, Luciléia Leal. Foto: Ascom

A diretora da unidade, Luciléia Leal destacou alguns projetos que a escola desenvolveu ao longo do semestre com os alunos da educação infantil e ensino fundamental do primeiro ao quinto ano. “Hoje estamos finalizando três projetos que foram executados: ‘O mundo fascinante d a leitura e da escrita’, ‘Combatendo o mosquito Aedes Aegypti’ e ‘Responsabilidade e Ação Coletiva – Meio Ambiente e Sustentabilidade na Escola’, com a intenção de unirmos força junto à comunidade  para que possamos cuidar e preservar o meio ambiente, fazendo disso uma  rotina diária dos alunos”, destacou

DSCN2591

A educadora Nilma Nascimento enfatiza a importância da SEMAM por meio do Departamento de Educação Ambiental nesse trabalho realizado continuamente nas escolas. “Nosso objetivo maior é integrar a temática ambiental no ambiente escolar, porque as vezes pensam que meio ambiente é uma responsabilidade de quem é formado na área, e na verdade essa é uma responsabilidade de todos, é necessário que as crianças entendam o contexto ambiental”.

DSCN2610

Funcionários da escola Coronel Francisco Santos. Foto: Ascom

“Estamos inseridos nesse meio em qualquer situação, sendo assim que não seja vista como uma atividade isolada, mas sim trabalhada por todos, e assim essas crianças cresçam sensíveis às questões ambientais, e principalmente percebam que as soluções para os problemas ambientais está em cada um de nós, fazendo sua parte diariamente com pequenas atitudes, mas que fazem toda a diferença”, finalizou a educadora.