Plano de ação

Banco do Nordeste apresenta Programa de Desenvolvimento Territorial em Picos

CCOM / segunda-feira, 11 setembro , 2017

Na amanhã desta segunda-feira dia ( 11), no Centro Administrativo Municipal  Picos, o Banco do Nordeste  faz  reunião para apresentar Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter). A ocasião contou com a participação de vários  representantes dos municípios  do vale do Guaribas: secretários municipais, agricultores, piscicultores, sindicatos, agentes de desenvolvimento e  produtores rurais.

O plano de ação Trata-se de Programa que  incorpora um conjunto de estratégias diferenciadas de intervenção com o objetivo de potencializar a competitividade das atividades produtivas regionais, tais como: construção e implementação  de plano de ação e dotação orçamentária para financiamentos, fortalecimento da governança por meio de Comitês Locais e Territoriais e integração das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento  local e territorial.

“ o objetivo desse programa é fortalecer as cadeias produtivas das atividades priorizadas”, disse Francimara Silva, agente de desenvolvimento econômico.

A partir da consolidação dessa estratégia, os Comitês Locais e Territoriais priorizam atividades econômicas com maior potencial competitivo, estabelecendo parcerias para a redução dos entraves ao desenvolvimento  dessas atividades, bem como promover a expansão do crédito. O Programa também propõe ajudar a organizar as atividades produtivas, favorecendo, entre outros aspectos, a cooperação entre empreendedores e parceiros, a difusão de tecnologia e inovação e o apoio a execução de políticas públicas que promovam  o desenvolvimento da população nordestina.

A metodologia de trabalho para a estratégia Programa de Desenvolvimento Territorial surge de ampla discussão interna, envolvendo o quadro gestor e o quadro técnico, aproveitando toda experiência acumulada com iniciativas de desenvolvimento local e territorial.