Capacitação

Curso capacita servidores públicos para utilizar o Siconv

CCOM / quarta-feira, 12 julho , 2017

Iniciou na manhã desta quarta-feira, dia 12, no Centro Administrativo o Curso “O SICONV e a GESTÃO DE CONVÊNIOS”: da Captação de Recursos a Tomada de Contas Especial. A capacitação é coordenada pela secretária de Planejamento de Picos, Oneide Rocha. A capacitação acontecerá nos dias 12 e 13 de julho no auditório do Centro Administrativo e 14 e 15 de Julho no laboratório do Instituto Federal  do Piauí (IFPI).

O curso é destinado aos servidores das secretarias da Prefeitura de Picos e cidades do Território do Vale do Guaribas que atuam na área de convênios em qualquer esfera de governo, especialmente aqueles que se encontram no nível de execução e que necessitam estar constantemente atualizados em relação às alterações ocorridas na legislação que rege a matéria, fornecendo subsídios sobre como melhorar o cumprimento da missão institucional em relação às suas metas físicas e financeiras.

O Sistema de Convênios (Siconv) foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias de recursos da União nos convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e também com as entidades privadas sem fins lucrativos. Entre as vantagens desta ferramenta está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.

Objetivos do curso

  • Capacitar os participantes para atuarem no cadastramento e gestão de convênios com órgãos públicos federais, por meio do portal Siconv.
  • Propiciar a prática de todo o processo de credenciamento, cadastramento, elaboração e inserção do projeto, execução e prestação de contas.
  • Entender e possibilitar o uso do Siconv.