MEIO AMBIENTE

Educação Ambiental promove palestras sobre reciclagem em escolas picoenses

CCOM / terça-feira, 21 junho , 2016

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos (SEMAM), promoveu na manhã desta terça-feira, 21/06 mais uma palestra sobre  “Reciclagem e Sustentabilidade”. Desta vez a atividade foi realizada na escola municipal Antônio Marques, em Aroeiras do Matadouro.

DSCN2055

Educadora Ambiental, Ruthy Costa. Foto: Ascom

A palestra foi ministrada pela educadora ambiental, Ruthy Costa. Participaram ainda professores, diretores e alunos da instituição. O objetivo da mesma, assim como várias outras que já foram realizadas nesse semestre, foi instigar os alunos a trabalharem com conceitos e conhecimentos voltados para a reciclagem e uso sustentável de recursos naturais.

DSCN2082....

Alunos da escola Antônio Marques. Foto: Ascom

A professora de Ciências da escola, Genivalda Ibiapina explica de que forma o projeto “meio ambiente e sustentabilidade” está sendo trabalhado com os alunos. “O projeto iniciou no mês de junho e estamos trabalhando com garradas pet, desenvolvendo projetos de sustentabilidade, além da plantação de algumas mudas de plantas dentro da escola, e está sendo realizado com alunos do 6º ao 9º ano, com o objetivo de conscientizar  as crianças para reutilização dos produtos , consequentemente diminuindo o lixo produzido”.

DSCN2074...

Professora Genivalda Ibiapina. Foto: Ascom

A educadora ambiental Ruthy Costa alertou das consequências de não cuidar do meio ambiente, principalmente para as gerações futuras no que se trata de sustentabilidade e reciclagem “Tiramos do meio ambiente mais do que precisamos e a pergunta é, até quando a natureza vai conseguir atender as nossas necessidades? Entra aqui a importância da sustentabilidade que é usarmos o que o planeta nos oferece, mas de forma racional, usando só aquilo que realmente precisamos a reciclagem é aproveitarmos materiais que iam para o lixo, mas que podem ser reaproveitados e transformados em outros objetos.

DSCN2084....

Membros da escola Antônio Marques e Educadores da SEMAM. Foto: Ascom

“São pequenas atitudes que fazem a diferença como juntar águas das chuvas, plantar árvores, separar o lixo seco do molhado reaproveitar a água para afazeres domésticos como lavar calçadas e quintais, colocar o lixo na rua somente no dia de coleta, e ter consciência de respeitar e não poluir o meio ambiente. Não contribua com a destruição da fauna e da flora, evite o desmatamento e proteja o meio ambiente porque nós é que dependemos dele”, finalizou a educadora ambiental.