ENCONTRO

Encontro discute produtividade da agricultura familiar na região de Picos

CCOM / terça-feira, 27 fevereiro , 2018

Por Júnior Oliveira

A cidade de Picos sediou, na manhã desta terça-feira, 27, o primeiro encontro regional de secretários municipais da região. A reunião foi realizado na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal de Picos.

Encontro com secretários municipais da região de Picos

O encontro contou com a participação de representantes de Picos e mais sete municípios da macrorregião: Francisco Macedo, São Francisco de Assis do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, Itainópolis, Jaicós, Paquetá e Tanque do Piauí.

A reunião foi realizada com o intuito de criar um intercâmbio entre os municípios contando com o suporte do SEBRAE-PI na questão das compras governamentais da agricultura familiar para que a economia circule dentro dos próprios municípios.

Na pauta do evento foram discutidos temas como compras governamentais da agricultura familiar, plano de desenvolvimento municipal, catalogo de produtividade da região, dentro outros assuntos referentes ao desenvolvimento da agricultura familiar na região.

O Secretário de Turismo, Desenvolvimento e Tecnológico, Iata Rodrigues, enfatizou que Picos é um grande polo hoteleiro, de saúde, bancário, educacional, sendo que outras cidades da região já não têm essas mesmas estruturas. No entanto, tem o fortalecimento da agricultura familiar, onde por Lei Federal 30% de tudo que é comprado, principalmente da merenda escolar, tem que vir da agricultura familiar.

“Esse intercâmbio entre os municípios vai fortalecer a economia municipal, mas sobremaneira, a economia regional, fazendo com que as experiências que tenha no município possam servir de exemplo para outros municípios”, afirmou Iata Rodrigues.

Secretário Iata Rodrigues

A Gerente da Unidade de Políticas Públicas de Desenvolvimento Territorial do SEBRAE-PI, Karine Leão, explicou que a participação do Sebrae no encontro é de ver as necessidades dos municípios, para atuar com parcerias, capacitações, consultorias, articulação institucional com outros órgãos como o Tribunal de Contas e Governo do Estado.

Karine afirmou ainda que uma das pautas do evento de hoje, 27, é as compras governamentais da agricultura familiar. Segundo ela, a intenção do Sebrae é ver estratégias e atuação para sensibilizar o agricultor e a gestão municipal para a compra desses produtos agrícolas da agricultura familiar.