Futebol Amador

Flamengo do Saquinho vence América do Umari na final e conquista o título de Campeão Picoense de Futebol Amador

CCOM / terça-feira, 12 dezembro , 2017

Após meses de disputa entre times de futebol amador, chega ao fim o Campeonato Picoense. O Flamengo do Saquinho e o América do Umari decidiram na noite desta segunda-feira, dia 11, no Estádio Helvídio Nunes de Barros o título do torneio. O placar final 4 x 2 para o Flamengo do Saquinho.

O jogo que faz parte das comemorações alusivas aos 127 anos de emancipação política do município contou com a presença do prefeito, Padre Walmir Lima e da comunidade picoense. Na ocasião o gestor picoense deixou uma mensagem de otimismo e faz uma avaliação do ano de 2017.

“Nossa mensagem é de agradecimento pelo ano que nós tivemos. Agradecer a Deus. Um ano difícil como tem sido em todos os municípios, mas em nenhum momento nos faltou a esperança, a garra para trabalhar e foi essa esperança e essa força em Deus que nos deu a graça de poder encerrar o ano comemorando e inaugurando obras. Desde o inicio do ano, iniciamos 2017 com máquinas na rua e no meio do ano inauguramos, encerramos o ano com inauguração de obras e ao mesmo tempo perspectiva muito grande quanto a 2018. Este ano foi muito difícil, espero que 2018 seja muito melhor”, destacou o prefeito.

O jogador picoense Roberto Heuchayer que atualmente veste a camisa da Chapecoense também esteve no Tapetão da Malva para prestigiar o evento. Em sua passagem por Picos o atleta destacou a satisfação de levar o nome da cidade para o cenário nacional.

“Para mim é motivo de muita honra estar fazendo parte da reconstrução da Chapecoense e até de ser um picoense que está nessa posição. Para mim é motivo de muito orgulho. É uma responsabilidade muito grande representar não só a cidade de Picos, mas também o Piauí para a nova geração, mas o bom é que já vem jogadores dando esse orgulho como Rômulo e Renê no Flamengo. Espero que possa ter mais jogadores para poder crescer e chegarem a lugares longe”, comentou Roberto Heuchayer.

O jogador picoense Roberto Heuchayer (no centro)

Promovido pela Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o campeonato iniciado no dia 29 de julho teve como objetivo promover a prática do esporte, como forma de saúde e interação social, além de criar oportunidades de revelar talentos. Foram mais de 60 jogos com a participação de 20 equipes de diferentes bairros e localidades.

Para chegar a final o América do Umari venceu o Caeiras por 3 a 2. Já o Flamengo do Saquinho goleou o Ajax por 4 a 0 e mais uma vez decidiu a competição.

Foi um jogo muito disputado, as duas equipes a todo momento procuraram aproveitar as melhores  chances.  O América do Umari saiu vitorioso no primeiro tempo com o placar de 2 a 0 de vantagem. Na volta para o segundo tempo a equipe do Flamengo do Saquinho conseguiu reverter o placar conquistando o título de Campeão Picoense de Futebol Amador 2017.

Desportista Francisco Viana Neto

O Desportista Francisco Viana Neto, presidente do Flamengo do Saquinho faz uma avaliação positiva do Campeonato. “Nós montamos este ano uma boa equipe. Um elenco muito bom, qualificado. Fizemos uma boa campanha no campeonato. Infelizmente tomamos dois gols, mas no intervalo o técnico soube mexer, mexeu bem e viramos o placar para 4 a 2. Todos estão de parabéns. O América de Umarí é uma boa equipe que está de parabéns e parabéns a toda organização desse campeonato”, ressaltou o desportista.

Jogador, João Victor (Vitim), destaque do América de Umarí

O jogador do América do Umari, João Victor (Vitim) também falou sobre a final do Campeonato. “Tudo dentro daquilo que a gente planejava. Sem faltar vontade, garra e acabamos que abrimos 2 a 0  no nosso contra-ataque. O ponto alto do nosso time é esse, contra-ataque, muito rápido. No segundo tempo demos uma caída e começamos muito abaixo do esperado e deixamos o Flamengo crescer e com isso os caras fizeram 2 a 1, 2 a 2 e acabamos que levamos a virada”, pontuou o atleta.

O Secretário de Esporte, Adonai Venâncio avaliou como positivo o torneio. “O Campeonato teve muitos atletas bons e graças a Deus nenhuma confusão. Todos os times colaboraram, embora dentro de campo com muita rivalidade, mas fora de campo todo mundo é amigo. O Campeonato foi melhor do que eu esperava e se Deus em 2018 vai ser bem melhor”, comentou o Secretário de Esporte.

O coordenador de esporte, Henrique Antunes, também fez uma análise da atuação dos finalistas no decorrer do campeonato. “Surpreendeu muita gente, o América do Umari que teve uma campanha não muito boa no começo, mas no andamento do campeonato o time evoluiu e teve vários destaques. O jovem Messi que atualmente é um dos melhores jogadores da categoria sub-21 da cidade. O experiente Danilo que foi vice artilheiro do campeonato, o também experiente Vitim; goleiro Tiago que foi quem alavancou essa campanha do America do Umarí. Já o flamengo desde o início se reforçou com jogadores de renome nacional que o caso do João Paulo que jogou no náutico”, explicou o coordenador.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer premiou o campeão com o valor de R$ 3 mil reais, o vice-campeão com R$ 2 mil reais. As categorias: melhor jogador do campeonato, melhor goleiro e o artilheiro as premiações foram troféus e medalhas.

O Secretário, Adonai Venâncio entrega premiação ao capitão, Márcio, do América do Umarí.

A Secretária de Governo, Maria Santana na entrega do prêmio de melhor jogador da partida ao camisa 11 do Flamengo do Saquinho, Felipe Sousa.

O Secretário de Agricultura, Reginaldo Osvaldo na entrega do prêmio de melhor Artilheiro ao Camisa 09 do Time Morro Grande, Antônio Carlos.

O camisa 01 do Flamengo do Saquinho, Jailton recebendo o prêmio de melhor goleiro do campeonato.

Por: Daniel Holanda

Confira mais imagens: