ENCONTRO

Padre Walmir se reúne com Agentes Comunitários de Saúde e discute melhorias para classe

CCOM / quinta-feira, 10 maio , 2018

Por Júnior Oliveira – Estagiário

Com o objetivo de tratar sobre aposentadoria especial e um incentivo adicional dos Agentes Comunitários de Saúde, o prefeito de Picos, Padre Walmir Lima e o Procurador Geral do município, Maycon Luz, se reuniram na manhã desta quinta-feira, 10, com os referidos profissionais para discutir sobre as reivindicações da categoria. O encontro ocorreu na sala de reuniões na sede da Prefeitura de Picos.

Reunião com Agentes Comunitários de Saúde

Na oportunidade, o prefeito dialogou com os agentes reafirmando que é do seu interesse proporcionar a aposentadoria especial e incentivo adicional aos ACS, como é conhecido, os Agentes Comunitários de Saúde.

O Procurador Geral do município de Picos, Maycon Luz, afirmou que ficou do prefeito analisar e aguardar um desfecho federal, que está sendo discutido uma medida provisória, onde terá um aumento dos repasses de um recurso que vem para os agentes. “A partir disso, a gente vai voltar a sentar no segundo semestre para ver essa possibilidade”, completou.

Sobre a aposentadoria, o Procurador Geral informou que o prefeito pediu para que a Procuradoria do Município de Picos faça uma análise jurídica para ver a viabilidade de ser implementada a aposentadoria especial para os agentes. “Nós estabelecemos um prazo de dois meses, onde até o dia 10 de julho, a Procuradoria vai fazer essa análise jurídica, para ver a possibilidade de ser implementada essa aposentadoria especial para eles”, comentou.

De acordo com a atual presidente da associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Eva Evangelista, a reunião foi um momento esperado para que a categoria reivindique aquilo havia sido cobrado em outras reuniões.

Eva Evangelista informou que a classe reivindicou durante a reunião o Projeto de Lei para inclusão do ACS no fundo prévio de previdência para aposentadoria especial, o Projeto de Lei para o incentivo adicional que o Ministério da Saúde repassa em setembro de cada ano e a aquisição dos tabletes para o trabalho do Agente Comunitário de Saúde no município.