Picos sedia capacitação sobre o segundo ciclo do Selo Unicef edição 2017-2020

CCOM / quarta-feira, 9 maio , 2018

Por Júnior Oliveira – Estagiário

Nesta terça-feira, 08, a cidade de Picos sediou o segundo ciclo de capacitação do Selo Unicef da edição de 2017-2020. O evento ocorreu no auditório do Centro Estadual de Educação Petrônio Portela (Premen) e contou com a participação do secretário de Governo Rangel Kennedy, que esteve representando o prefeito municipal Padre Walmir, do chefe de Gabinete Francivaldo Barbosa de Sousa e de representantes de 46 municípios da macrorregião de Picos.

Capacitação do Selo Unicef

O evento foi aberto oficialmente pela manhã com plataforma virtual e Nuca, uma breve apresentação da retrospectiva do I ciclo e dos objetivos do II ciclo de capacitação, apresentação da plataforma do Selo Unicef, apresentação e esclarecimentos sobre o guia do mobilizador de adolescentes, destacando a implementação do NUCA e desafios. Dentre os assuntos discutidos no dia, foi realizado fóruns comunitários, apresentação do guia fóruns comunitários e exercícios referentes ao primeiro fórum e avaliação sobre o evento.

A articuladora do Selo Unicef do município de Picos, Eliana Barbosa, falou sobre as mudanças que ocorreram na equipe de articulação da cidade de Picos e frisou sobre as informações repassadas na capacitação. “Estamos sendo orientados sobre todas as ações obrigatórias do Selo, que são indispensáveis para que a gente continue na luta por essa continuidade de Picos na certificação”, disse.

Articuladora Eliana Barbosa

Eliana afirmou que as pessoas que foram indicadas pela gestão atual são bastantes atuantes e que já tem um trabalho de serviço prestado dentro desse universo com criança e adolescente. “Então a gente só tem a ganhar, o município de Picos realmente não deixa a desejar em nenhum momento com as ações do Selo Unicef. Acredito com certeza que nós continuaremos com a certificação”, destacou a articuladora de Picos.

De acordo com Eliana, as ações com relação a área da criança e adolescente não param. Segundo ela, desde de 2017, que foi o início da adesão, até o momento foram feitas ações que tem sido implementada e melhorada ao longo dos dias e das cobranças que são feitas pelo próprio Unicef.

Para Eliana, a capacitação foi um momento de firmar junto ao Selo Unicef a preparação do Fórum Comunitário que será realizado até o mês de agosto. “Esse fórum realmente é uma das ações obrigatórias, onde a gente vai está dizendo para o Selo que nós já termos o Nuca em funcionamento, com atividades implementadas” pontuou.